Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 4/12/2024 as 5:00pm

Senadora democrata solicita que Biden amplie o uso do TPS para imigrantes indocumentados antes da posse de Trump

Fonte: Da redação


A senadora Catherine Cortez Masto (Dem. Nevada) fez um apelo à administração Biden para que amplie as medidas legais de proteção para cidadãos estrangeiros que residem ilegalmente nos Estados Unidos, impedindo sua deportação antes da posse do presidente eleito Donald Trump (Rep.) na Casa Branca.

Em entrevista à MSNBC nesta terça-feira, 3, a senadora solicitou que a administração atual faça uso mais amplo do Status de Proteção Temporária (TPS), uma medida administrada pelo Departamento de Segurança Interna (DHS) que permite que cidadãos de outros países vivam e trabalhem nos EUA sem o risco de deportação. O TPS oferece proteção a cidadãos de países "considerados inseguros" e tem sido amplamente utilizado pelo governo Biden para proteger centenas de milhares de haitianos e venezuelanos.

No entanto, o governo Biden também tem procurado oferecer medidas adicionais de proteção para aqueles que se beneficiam do programa Ação Diferida para Chegadas na Infância (DACA), criado durante a era Obama. Esse programa tem ajudado imigrantes que chegaram ilegalmente aos EUA ainda menores de idade. A administração Trump tentou, sem sucesso, eliminar o DACA e reduziu o uso do TPS.

Espera-se que a próxima administração restrinja o TPS para muitas nacionalidades, limitando a possibilidade de renovação. Cortez Masto apontou a promessa de campanha de Trump de lançar uma campanha de deportação em massa como uma razão para a extensão do TPS e a manutenção de proteções adicionais do DACA ainda sob o governo Biden.

“Essas pessoas fazem parte de nossas comunidades, e o que o presidente pode fazer é tomar medidas legais para estender seus status de TPS”, afirmou Cortez Masto à MSNBC. “Mas não se trata apenas dos beneficiários do TPS. Minha esperança é que o presidente, nos próximos dois meses, processe também rapidamente os beneficiários do DACA. Precisamos garantir que esses jovens possam ficar aqui e continuar fazendo parte do país onde cresceram.”

Ela também alertou: “Eles planejam deportações em massa, e ninguém está seguro. É por isso que peço à administração atual que tome todas as medidas possíveis agora para proteger os membros da comunidade imigrante e os beneficiários do TPS e do DACA, trazendo pelo menos um pouco de certeza para eles e mantendo suas famílias unidas.”

Em outubro, a administração Biden expandiu o TPS, incluindo cidadãos libaneses, permitindo que outros membros dessa nacionalidade solicitassem proteção. O Departamento de Segurança Interna (DHS) estimou que cerca de 11.000 libaneses seriam elegíveis tanto para o TPS quanto para o Deferred Enforcement Departure (DED), um benefício autorizado pelo presidente dos EUA que protege certos indivíduos da deportação, permitindo-lhes viver e trabalhar nos Estados Unidos por um período determinado.

Top News