Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 13/11/2017 as 3:00pm

Desafio Inovação na Educação, BRASA Impāctus e Itau

Qual é o Brasil dos seus sonhos?

Qual é o Brasil dos seus sonhos? Um país com menores desigualdades socioeconômicas? Uma sociedade mais justa e inclusiva, que valoriza e abraça as diversidades de raça, cultura, religião, e orientação sexual? Uma economia mais desenvolvida que fomenta o empreendedorismo, promove o desenvolvimento tecnológico, apoia a sustentabilidade socioambiental e fortalece o posicionamento do país em uma economia globalizada e integrada?

Um sistema público mais eficiente, com fortes bases democráticas, maior transparência e políticas públicas que garantam a todos cidadãos liberdades fundamentais e direitos básicos de acesso a moradia, a saúde e a educação de qualidade?

A partir de elementos comuns da pluralidade de formas de se sonhar com um Brasil melhor, em 2016, o BRASA Impāctus foi criado para instigar estudantes brasileiros em diversas partes do mundo a se engajarem de forma ativa na melhoria da qualidade de vida de comunidades brasileiras. Por meio da promoção de desafios globais realizados anualmente em parceria com grandes empresas brasileiras, o Impāctus objetiva criar uma conexão entre jovens que estudam em instituições de ensino no exterior e a realidade do Brasil. Como parte da Brazilian Student AssociaCon (BRASA), a maior associação de estudantes brasileiros no exterior que atualmente conta com mais de 3,000 membros em mais de 70 universidades espalhadas por países na América do Norte, Europa e Ásia, o Impāctus também carrega a missão de "empoderar a próxima geração de líderes brasileiros por um Brasil melhor." Além de possibilitar o enriquecimento da trajetória acadêmica desses alunos ao dar-lhes a oportunidade de desenvolverem e implementarem projetos de impacto social, o Impāctus promove a geração de um intercâmbio de conhecimento voltado ao desenvolvimento socioeconômico do país.

A primeira iniciativa do BRASA Impāctus foi o Desafio Água, co-organizado pela Ambev. Por meio dessa competição estudantes de graduação e de pós-graduação em diferentes universidades do mundo desenvolveram projetos relacionados ao acesso a água no semiárido do Brasil. Na primeira etapa, o desafio contou com 99 estudantes de 5 países distintos (Alemanha, Portugal, Inglaterra, Estados Unidos e China). Após a primeira fase, em Março de 2017, os três times finalistas foram divulgados. Esses times tiveram a oportunidade de receber o acompanhamento de consultores da FALCONI para que pudessem desenvolver os seus projetos. Os finalistas foram levados a Philadelphia (PA, EUA) para apresentar seus projetos na BrazUSC 2017, a maior conferencia de estudantes brasileiros no exterior, que ocorreu na University of Pennsylvania. Na conferência o time vencedor foi anunciado. Entre outros prêmios a ele, foi destinada uma verba de 10,000 dólares para implementação do projeto em uma comunidade no interior de Alagoas. Ademais, os integrantes do grupo receberão um programa de mentoria com líderes inspiradores e terão a oportunidade de realizar uma entrevista para potencial vaga na Ambev.

Ao fim dessa primeira iniciativa, o BRASA Impāctus assumiu o compromisso de contribuir para os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentavel (ODS) propostos pela Organização das Naçães Unidas (ONU). Por meio do Desafio Agua, iniciamos nossa contribuição a ODS número 6, “Agua e Saneamento Básico”. Para o desafio de 2017-2018, o Impāctus escolheu como ponto de partida a ODS número 4: "Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos". Em parceria com o banco Itaú, iremos promover o Desafio Inovação na Educação, no qual estudantes de diversas partes do mundo serão estimulados a desenvolver projetos relacionados ao uso da tecnologia para melhoria da educação básica em escolas públicas brasileiras.

O desafio foi lançado no dia 28 de Outubro na BrazUSC, conferencia da BRASA que ocorreu em Washington D.C., EUA. Na primeira etapa, os times participarão de bate-papos e webinars com líderes das áreas de educação, desenvolvimento tecnológico e gestão de projetos. Os três times finalistas contarão com o apoio de equipes de especialistas do Itaú e terão a oportunidade de fazer um pitch de seus projetos na BRASA em Casa, conferencia da BRASA que ocorrera em Julho de 2018, em São Paulo, Brasil. Na conferência, o time vencedor será anunciado e, entre outros prêmios, ele receberá U$10,000 (dez mil dólares) e passará por um Programa de Incubação focado na implementação do projeto.

A equipe do BRASA Impāctus está à disposição para esclarecimento de quaisquer dúvidas. Por favor, não hesite em entrar em contato conosco pelo e-mail: impactus@gobrasa.org. E para os apaixonados por inovação, educação, e impacto social: realizem a pré-inscrição e acesse informações completas sobre o desafio por meio do site: impactus.gobrasa.org .Juntem-se a nós na construção do Brasil com o sonhamos!

Fonte: Redação - Brazilian Times

Top News