Publicado em 22/02/2017 às 09:00 AM

Inscrições para o Celpe-Bras poderão ser feitas entre o dia 6 e 20 de março

No estado da Flórida, a Florida International University (FIU), em Miami, é responsável pela aplicação do exame.

O Celpe-Bras é o único certificado brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente O Celpe-Bras é o único certificado brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente

Outorgado pelo MEC, o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é o único certificado brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente, com o primeiro teste aplicado em 1998 e desde o 2º semestre de 2009, o Inep se tornou o responsável pelo exame.

Ele é conferido em quatro níveis - intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior, aos estrangeiros com desempenho satisfatório em teste padronizado de português.

O exame é aplicado no Brasil e em outros países com o apoio do Ministério das Relações Exteriores. Internacionalmente, o Celpe-Bras é aceito em firmas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa e, no Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país.

As inscrições para o Celpe-Bras poderão ser feitas entre o dia 6 e 20 de março. No estado da Flórida, a Florida International University (FIU), em Miami, é responsável pela aplicação do exame.

Após fazer o registro eletrônico em http://celpebras.inep.gov.br/inscricao, o candidato deverá entrar em contato com a instituição aplicadora e pagar a taxa cobrada pela FIU, de US$ 100, até o dia 20 de março.

Nos Estados Unidos, a prova ainda pode ser feita na University of Califórnia (Davis), na Georgetown University (Washington DC), na Harvard University (Cambridge) e na Utah Valley University (Orem).

Para mais informações, acesse: http://portal.inep.gov.br/celpebras.

Fonte: Brazilian Times