Publicado em 24/02/2017 às 10:00 AM

Gilvan de Sergipe entre os indicados ao prêmio de Literatura no Brazilian International Press Awards

O livro “Menino Brasil – Cantos de Admoestação”, lançado na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, concorre com importantes obras literárias lançadas em 2016 por brasileiros radicados nos EUA

A atriz Mariana Ximenes, ao lado do autor, é uma das célebres leitoras A atriz Mariana Ximenes, ao lado do autor, é uma das célebres leitoras

O nome do jornalista, poeta e escritor Gilvan de Sergipe está na lista dos indicados ao prêmio na categoria de Literatura que será entregue na cerimônia da 20th Annual Brazilian International Press Awards, em maio, no Broward Center for the Performing Arts, na Flórida. A lista, preparada e divulgada em janeiro pela organização do evento, está em sua segunda fase eliminatória, em que o público em geral, através de votação online, faz a seleção dos melhores nomes. Os cinco mais votados de cada categoria irão para o escrutínio do Colégio Eleitoral da Instituição Press Awards, formado por aproximadamente 100 representantes de diversas mídias dos Estados Unidos, que fará a sua seleção final, que será conhecida dia 15 de março. No dia 13 de maio, acontecerá a cerimônia de premiações no Amaturo Theatre, do Broward Center for the Performing Arts, na Flórida.

Considerada uma das mais importantes premiações a artistas, intelectuais e lideranças brasileiros nos Estados Unidos, o Brazilian International Press Awards celebra em 2017 seu 20º ano, tendo premiado as mais diversas personalidades que têm angariado respeito e notoriedade atuando nos mais diferentes segmentos na América, como nos esportes, ciências, música, literatura, artes plásticas, educação e liderança comunitária, entre diversas outras. Além de um respeitado número de imigrantes brasileiros que vivem e atuam nos EUA, dezenas de celebridades brasileiras cujos nomes são bastante conhecidos na América por seus trabalhos a nível internacional já receberam prêmios nas concorridas cerimônias do Brazilian Press Awards. Daniela Mercury, Xuxa, Jorge Ben Jor, Ivete Sangalo e Zeca Pagodinho, os escritores Luís Fernando Veríssimo, João Ubaldo Ribeiro e Ana Maria Machado, o cartunista Maurício de Souza, os desportistas Emerson Fittipaldi e Hélio Castroneves, os atores Lima Duarte, Antonio Fagundes, Suzana Vieira, Regina Duarte, além dos jornalistas Caco Barcellos, Roberto Kovalick e Glória Maria, foram alguns dos premiados profissionais que pisaram o palco do Broward Center for the Performing Arts para receber a cobiçada estatueta.

Gilvan de Sergipe, que vive nos EUA há 15 anos e cujo livro “Menino Brasil – Cantos de Admoestação” foi lançado no Brasil durante a 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em agosto do ano passado, está concorrendo na categoria Literatura com prestigiados nomes de escritores como do bestseller J.D. Neto, dos músicos gaúchos Kleiton & Kledir, da educadora Else R. P. Vieira, da Universidade de Londres, e do juiz João Uchôa Cavalcanti Netto, entre outros que produziram importantes obras lançadas em 2016. A lista dos concorrentes é preparada por um grupo de intelectuais e lideranças comunitárias, que pinçam os mais importantes trabalhos realizados por brasileiros na América nas mais diversas categorias. A lista é apresentada ao público no início de cada ano para que vá a voto popular a nível nacional. O votos podem ser dados através do site do evento www.pressawards.us. Em março, os cinco nomes mais votados pelo público em cada categoria seguem para o escrutínio do Colégio Eleitoral da organização do evento, formado por cerca de 100 respeitados profissionais que decidem pelo mais meritório entre os selecionados pelo público.

Fonte: Brazilian Times