Publicado em 12/04/2017 às 02:00 PM

Baleia Azul - Jogo de nome inocente tem levado centenas de jovens ao suicídio em todo o mundo

Saiba como funciona o “Jogo da Baleia Azul” ou “Blue Whale”, como é originalmente conhecido.

Publicação que a jovem russa Yulia Konstantinova, de 15 anos, postou em seu perfil do Facebook minutos antes de sua morte. Publicação que a jovem russa Yulia Konstantinova, de 15 anos, postou em seu perfil do Facebook minutos antes de sua morte.

Em tempos em que as crianças e jovens tem livre acesso a internet, os pais têm que ter um cuidado redobrado com o que seus filhos acessam na rede mundial de computadores. Você já ouviu falar no “Jogo da Baleia Azul” ou “Blue Whale”, como é originalmente conhecido? O jogo macabro, foi criado na Rússia entre 2015 e 2016 e já fez centenas de vítimas entre crianças e adolescentes em vários países. De nome “inofensivo” o “jogo” faz uma série de desafios a quem se propõe a participar, sendo que a última tarefa proposta é o suicídio. E por mais absurdo que possa parecer jovens do mundo todo tem levado a “brincadeira” até o fim, tirando a própria vida.

As autoridades russas começaram a investigar o jogo depois que duas jovens, Yulia Konstantinova, de 15 anos, e Veronika Volkova, de 16, terem cometido suicídio, em fevereiro, ao saltarem de um prédio de 14 andares, na cidade de Ust-Ilimsk, na Sibéria. Yulia postou em sua página no Facebook a imagem de uma baleia azul com a palavra “end” (fim), minutos antes de tirar a própria vida.

Segundo o jornal “The Siberian Times”, dias antes, outra jovem de 14 anos pôs fim à vida ao atirar-se na frente de veículos em movimento.

Nos EUA o jogo tem se popularizado entre os jovens, mas ainda não se sabe o número de vítimas.

O que é o jogo?

De acordo com relatos o “Baleia Azul” funciona em grupos fechados na internet, geralmente no Facebook. O “jogo” busca causar danos emocionais aos participantes. As vítimas são coagidas a seguir instruções feitas por um "curador", como é chamado o criminoso que entrega os desafios, esses mentores passam a orientação do desafio a ser feito no dia. Dentre as tarefas estão assistir filmes de terror por 24 horas,cortar a pele e desenhar símbolos pré-estabelecidos. O jogo tem duração de 50 dias, e finaliza com atarefa mortal.

Fonte: Brazilian Times