Publicado em 26/04/2017 às 03:05 PM

Homeland Security garante: "Dreamers não são alvos para deportação"

Homeland Security garante: "Dreamers não são alvos para deportação"

John Kelly diz que Trump mandou recado para 'Dreamers' ficarem tranquilos John Kelly diz que Trump mandou recado para 'Dreamers' ficarem tranquilos

O Department of Homeland Security (DHS) não tem como alvo para deportação os "dreamers". Isso foi o que afirmou o Secretário de Segurança Interna, John Kelly, durante uma entrevista para o canal de televisão CNN. "O departamento tem muito criminosos perigosos que devemos tirar do convívio da sociedade", afirmou.

Ele acrescentou que o presidente Donald Trump determinou que ele foque duas questões de imigração ilegal e não incluir nelas os "dreamers" ou imigrantes que chegaram ao país quando ainda eram crianças e cresceram nos Estados Unidos. "Eu recebi ordens para garantir a segurança na fronteira ao sudoeste do país e prender os imigrantes criminosos que estão no país. Por isso nós vamos procurá-los, encontra-los e deportá-los", garante.

No início da semana passada, Trump disse aos "Dreamers" que ficassem tranquilos, pois não eram alvos das ações do Immigration and Customs Emforcement (ICE). "Estamos atrás de criminosos", disse ele em uma entrevista para a Associated Press.

O "Dreamers" são como são chamados os jovens que chegaram aos EUA quando ainda eram crianças e estão protegidos pela Ordem Executiva do ex-presidente Barack Obama. Ela foi assinada em 2012 e recebeu o nome de Deferred Action for Childhood Arrivals (DACA).

Embora Trump tenha emitido ordens executivas para fortalecer a fronteira entre os EUA e o México e deportar mais imigrantes indocumentados, a sua posição em relação ao DACA tem sido obscura. Em fevereiro, ele disse a repórteres, que o "DACA é um assunto muito, muito difícil para mim", e já mencionou que planeja lidar com a questão com "grande coração".

Fonte: Brazilian Times