Publicado em 12/05/2011 às 12:00 AM

Brasileiro é convidado especial de festival de arte em Lowell/MA

Artista brasileiro é convidado especial de festival de arte em Lowell – MA

No dia 11 de Junho, acontecerá em Lowell – MA, o festival RiverFest, que este ano contará com uma exposição do artista brasileiro Lineu Zadereski, baseada em pinturas e esculturas que farão referência à heterogeneidade étnica da cidade utilizando elementos históricos e tradicionais da região.

Marcado para acontecer no parque do Concord River Greenway, utilizando parte do estacionamento do Middlesex Community College, o evento contará com uma exposição de 24 painéis e esculturas sobre o tema desse ano do festival, ‘Culture Flows’. “A exposição será coordenada juntamente com 24 escolas públicas da cidade de Lowell e tem a intenção de prestigiar e unir as diferentes nacionalidades de Lowell” afirma ele, que é originalmente um pintor e designer, fazendo sua estréia como escultor no dia 11.

A programação do evento também conta com bandas locais e outras apresentações a serem realizadas por estudantes e convidados especiais. “ Haverá degustação de comidas étnicas, atividades para as crianças e música ao vivo com a Radio 92.5, The River. Atividades de pintura de camisetas no local, excursões de barco nos canais, projetos de educação artística com uso de reciclagem, informação através das organizações locais, pintura de rosto, e muitas outras atividades para toda a família” completa o artista.

Lineu explica que o tema de “Culture Flows” foi escolhido pelo seu significado junto às comunidades imigrantes, algo como o ‘fluir das culturas’. “Esse tema foi escolhido por duas razões. Por Lowell ser uma cidade histórica que se formou através das indústrias que utilizavam os canais de água como fonte de energia, e devido à sua população formada por muitos imigrantes que vieram trabalhar nessas indústrias, e que até hoje são uma das características mais fortes da cidade” explica o artista.

A historia e cultura da cidade serão retratadas através dos painéis que os alunos de 24 escolas publicas irão expor. Todos os painéis, terão o mesmo desenho do peixe, que é o símbolo do evento. “ Todavia, cada painel será diferente ao mostrar cada uma das culturas através das cores e elementos que melhor representam a nacionalidade encolhida pelos alunos. Com certeza teremos painéis que representam o Brasil” afirma Lineu. “ A minha escultura será uma reprodução tridimensional da logomarca que estará sendo exposta no dia do evento” revela Lineu. O evento é organizado pelo COOL - Cultural Organization of Lowell, e conta com o apoio da Middlesex Community College, NEFA New England Foundation for the Arts e a Mass Cultural Concil. Mais informações pelo website http://lineuarts.blogspot.com.

Fonte: (da redao)