O Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE, sigla em inglês) deportou uma fugitiva brasileira condenada em seu país de origem por homicídio qualificado, ocultação de cadáver e furto de veículo. De acordo com informações, Lenaria Aparecida Pereira Sandoval foi presa em Quincy (Massachusetts), deportada para o Brasil em 27 de março e entregue às autoridades brasileiras.
“Lenaria Aparecida Pereira Sandoval cometeu crimes horríveis em seu país e tentou escapar da justiça se escondendo em nossa comunidade de Massachusetts”, disse a diretora interina do Escritório de Execução e Remoção do ICE em Boston, Patricia H. Hyde. “Agora ela será obrigada a enfrentar a justiça pelos crimes que cometeu. Não permitiremos que a Nova Inglaterra se torne um refúgio para criminosos do mundo todo. O ICE Boston continuará priorizando a segurança pública, prendendo e removendo estrangeiros criminosos das nossas comunidades”.
Os registros mostram que ela entrou legalmente nos Estados Unidos em 27 de dezembro de 2015, por Orlando, Flórida; no entanto, violou os termos da sua admissão legal.
Em 21 de setembro de 2021, um tribunal brasileiro a condenou à revelia por homicídio qualificado, ocultação de cadáver e furto de veículo automotor. No mesmo dia, foi emitido um mandado de prisão contra ela. O tribunal a sentenciou a 17 anos de prisão.
Lenaria é natural de Campos Altos e o crime foi cometido na mesma cidade no dia 3 de dezembro de 2013, no km 596 da BR-262. Além dela, outra envolvida também foi condenada pelo crime. A vítima, de acordo com o processo, iria se encontrar com a outra envolvida para um “programa” com um homem.
A segunda envolvida exigiu R$ 100, mas a vítima falou que iria pagar R$ 50. Devido a isso, as duas envolvidas colocaram uma corda no pescoço do homem e o mataram. Depois, colocaram fogo no corpo. Lenaria estava foragida da justiça desde 2019.