Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 23/05/2018 as 2:00pm

Republicano introduz proposta anti-imigrante com nome de prefeita que protege imigrantes.

A prefeita de Oakland (Califórnia), Libby Schaaf, tem uma nova lei no congresso em homenagem a ela, mas não é uma que ela provavelmente apoiará.

Republicano introduz proposta anti-imigrante com nome de prefeita que protege imigrantes. O republicano Steve King usou o nome da prefeita para fazer um alerta

O republicano Steve King, um republicano conservador de Iowa, anunciou que ele chamou de “Mayor Libby Schaaf Act of 2018” um plano que introduziu no Congresso, na segunda-feira (22). O projeto de lei tem por finalidade tornar ilegal que autoridades façam alertas sobre batidas dos agentes do Immigration and Customs Enforcement (ICE).

A prefeita, recentemente, alertou aos moradores de sua cidade sobre uma ação que o ICE promoveria na região e isso deixou as autoridades federais indignadas.

Esta é a recente ação dos republicanos, incluindo o presidente Donald Trump, para atacar a prefeita pela decisão que ela tomou em fevereiro ao fazer o alerta para o público.

Sob o plano de King, funcionários dos governos estaduais e locais que, intencionalmente, “transmitirem” informações relacionadas a “qualquer ação iminente de policial ou agente federal” pode responder por obstrução da justiça e pode pegar até cinco anos de prisão, assim como uma multa.

Na época, Schaaf disse que recebeu a informação de uma “fonte confiável” de que o ICE agiria na cidade e sentiu-se na obrigação de alertar os seus eleitores. O então diretor da agência, Thomas Homan, afirmou que a denúncia da prefeita evitou que cerca de 800 imigrantes com registros criminais fossem presos.

Embora o projeto de lei de King não vise especificamente a imposição da imigração, o congressista disse em um comunicado que viu isso como um esforço para lutar contra as autoridades que apoiam as políticas dos locais chamados de “santuários”.

Ele acrescentou que “as políticas dos santuários estão colocando em risco a vida dos cidadãos e policiais, dando aos imigrantes indocumentados informações sobre as ações iminentes do ICE em jurisdições locais”. Ele acrescenta que seu objetivo é que “os políticos das cidades santuários ouçam essa mensagem claramente: se obstruir o ICE, você vai acabar preso”.

Schaaf disse, em uma entrevista à rede CNN na tarde desta segunda-feira, que “sabe muito mais o que torna a sua comunidade segura do que um membro do Congresso de Iowa".

Ela acrescentou que “não vai deixar que os fanfarrões em Washington D.C. lhe impeçam de fazer o que sabe que é certo para sua comunidade".

O projeto de lei vem logo após os repetidos ataques do presidente Trump contra Schaaf. Na semana passada, em uma reunião na Casa Branca com funcionários que são contra a California ser santuário, o presidente disse ao Procurador Geral Jeff Sessions que " recomendaria quem obstruísse a justiça", acusando a prefeita.

Especialistas legais questionaram se o projeto de King sobreviveria a desafios constitucionais. O professor de direito da UC Hastings, Rory Little, sugeriu que a ação poderia ser um “meio de atrair a atenção em vez de ser uma proposta séria”.

Fonte: Redação - Brazilian Times

Top News