Publicado em 18/04/2021 as 9:00am
Presidente do México concentra esforços para impedir crianças imigrantes
O número de crianças que chegam à fronteira sul dos EUA tornou-se um problema crescente para o governo Biden
da redação
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse na quarta-feira (14) que planeja visitar a fronteira sul de seu país para discutir com governadores e prefeitos como impedir o contrabando de crianças imigrantes, uma questão de crescente preocupação para os EUA.
O governo dos Estados Unidos pediu ao México e aos países do Triângulo Norte da América Central: Guatemala, Honduras e El Salvador, que ajudassem a reduzir o número de crianças migrantes que chegam à sua própria fronteira com o México.
O governo Biden disse nesta semana que chegou a acordos com esses países para usar tropas para reprimir o contrabando de imigrantes. A medida foi criticada por defensores dos direitos humanos e defensores dos imigrantes, que disseram que tornaria mais difícil para as pessoas que buscam proteção internacional.
Entretanto, López Obrador disse em sua entrevista coletiva diária na quarta-feira (14) que o desejo de proteger esses direitos está motivando os esforços do México para impedir as crianças imigrantes.
“Para proteger as crianças, vamos reforçar a vigilância, a proteção, o cuidado em nossa fronteira sul, porque é para defender os direitos humanos”, disse ele.
Ele mostrou fotos de uma carroceria de caminhão parada na cidade de Tuxtla Gutierrez, no sul do país, na terça-feira (13), que transportava 149 migrantes, incluindo 28 menores, oriundos de Honduras e da Guatemala.
O Presidente também disse que o diretor da agência mexicana de proteção à criança e às famílias se mudaria da Cidade do México para a cidade de Tapachula, no sul, até que a situação melhore.
O número de crianças que chegam à fronteira sul dos EUA tornou-se um problema crescente para o governo Biden. A administração atual continua a devolver rapidamente a maioria dos migrantes ao México, mas disse que não o fará com menores desacompanhados.
O governo tem lutado para abrigar e cuidar das crianças em ambientes aceitáveis antes de reuni-las com parentes. As famílias centro-americanas, incentivadas por contrabandistas, estão cada vez mais trazendo crianças pequenas com elas, na esperança de que isso aumente suas chances de serem autorizados a permanecer nos EUA enquanto seus casos prosseguem. Alguns dos pais que voltaram ao México decidiram enviar seus filhos de volta através da fronteira para os EUA desacompanhados.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
TABRIZZI DENTAL MALDEN- Dentistas e higienistas brasileiros, no centro de Malden. Promoção especial para novos pacientes: Limpeza + Raio X + Consulta com dentista + Plano de tratamento por apenas: $120. Venha nos visitar: 389 Main Street, suite 104, Malden (MA). (781) 397-9400
CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.
EXCURSÕES- Se você quer conhecer os pontos turísticos mais lindos e importantes dos Estados Unidos, entre em contato com a Dani Deghi Tour. Você será acompanhado por um guia que falará o seu idioma. Para mais informações, ligue no telefone (848) 863-7770.