Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 16/04/2022 as 6:00pm

As Testemunhas de Jeová retornam às reuniões presenciais

Após dois anos virtuais, as congregações voltaram a se reunir

Da redação

Para os brasileiros moradores de Boca Raton, Florida, Cézar Guimarães, sua esposa Marlene e seus três filhos, Nicolas de 10 anos, Noah de 7 anos e Gabriel de 4 meses, as reuniões congregacionais sempre foram parte integral das suas vidas. Cézar disse que “embora as reuniões virtuais fossem certamente uma bênção, sentimos falta de estar pessoalmente com nossos irmãos e irmãs espirituais e sentir o amor cristão”.

Durante a maior parte dos últimos dois anos, as instalações para as reuniões congregacionais permaneceram fechadas globalmente devido aos riscos associados ao encontro pessoal. As Testemunhas de Jeová nos EUA também suspenderam seu ministério público em 20 de março de 2020. Desde então, eles têm continuado seu ministério por meio de cartas e telefonemas enquanto se reuniam duas vezes por semana em formato virtual. A assistência média a essas reuniões ultrapassou 1,5 milhão por semana nos EUA, embora haja menos de 1,3 milhão de Testemunhas de Jeová em cerca de 13.000 congregações.

“Há um grito coletivo de alegria entre as Testemunhas de Jeová em todo o mundo agora”, disse Robert Hendriks, porta-voz dos EUA para as Testemunhas de Jeová. “Embora tenhamos prosperado de várias maneiras como indivíduos e congregações usando a tecnologia para nos unir, nada pode substituir adequadamente estarmos juntos pessoalmente. Nós ansiamos por este momento por quase dois anos.”

A volta às reuniões presenciais coincide com dois eventos globais que serão realizados em todas as 120.000 congregações das Testemunhas de Jeová. O primeiro é uma palestra especial agendada na maioria das congregações para o dia 10 de abril de 2022, intitulada “Onde você pode encontrar a verdadeira esperança?” Além disso, a comemoração anual da morte de Jesus Cristo será realizada em 15 de abril de 2022, o mesmo dia em que ele sacrificou sua vida há 1.989 anos. Ambas as reuniões serão realizadas pessoalmente em Salões do Reino locais com oradores ao vivo. Nenhuma coleta é feita.

“O momento de retomar as reuniões presenciais não poderia ser melhor”, disse Hendriks. “Reunir todos para esses eventos especiais terá um efeito poderoso na congregação mundial.”

Diretrizes para a realização de reuniões “híbridas” foram enviadas a todas as congregações nos Estados Unidos. Nos últimos seis meses, muitos Salões do Reino foram equipados com a tecnologia necessária para realizar reuniões produtivas que permitem participantes tanto presenciais como remotos. Um programa piloto foi realizado em outubro e novembro em países de todo o mundo para avaliar como isso poderia ser feito de forma mais eficaz. As lições aprendidas nessas reuniões-piloto ajudaram a formar o plano para avançar com a reabertura de todos os Salões do Reino, onde a lei permitir.

“Tem sido reconfortante ver a paz e a união entre as Testemunhas de Jeová durante esta época em que existe tanta divisão”, disse Hendriks. “Sabemos que a retomada das reuniões presenciais nos aproximará ainda mais. Estamos ansiosos para nos vermos novamente.”

Nicolas Guimarães, citado anteriormente, expressou sua empolgação com o retorno aos encontros presenciais. “Gosto muito de ver as pessoas e conversar com elas. Estou muito feliz por voltarmos a nos encontrar pessoalmente, porque finalmente posso abraçar todos os meus amigos novamente!”

Por enquanto, as Testemunhas de Jeová não têm planos de retomar seu ministério público, embora seu ministério “alternativo” continue. De fato, desde o início da pandemia até novembro de 2021 somente nos EUA, as Testemunhas de Jeová gastaram mais de 400 milhões de horas em estudos bíblicos virtuais, escrevendo cartas de conforto para seus vizinhos e fazendo telefonemas. Eles lançaram 77 novos idiomas traduzidos da Bíblia e realizaram dois congressos virtuais mundialmente em mais de 500 idiomas.

“Nenhum tempo foi perdido nos últimos dois anos”, disse Hendriks. “Nossos irmãos e irmãs espirituais têm estado ocupados e produtivos ajudando uns aos outros e seus vizinhos durante esta época desafiadora. É disso que se trata o amor e a união.”

Para mais informações sobre as Testemunhas de Jeová, acesse o site jw.org/pt.

Top News