Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 26/04/2022 as 5:00pm

Dobradinha no “quintal” da Ferrari

Max, soberano de ponta a ponta cola no líder O palco do GP de Ímola, na Itália, estava...

Max, soberano de ponta a ponta cola no líder

O palco do GP de Ímola, na Itália, estava preparado para uma linda festa dos Tifoses ( torcedores ) Ferraristas, que superlotaram o “quintal” de casa, o circuito Enzo e Dino Ferrari. Seu principal piloto o monegasco Charles Leclerc, começou a temporada voando baixo. Mas, um tal de “muleke voador” - grifo meu - chegou chegando para estragar a festa dos milhares de Tifoses ferraristas. Ele foi soberano e reinou no “quintal” da Ferrari de ponta a ponta. Estamos falando do “brabo”, do atual campeão Max Verstappen. O holandês da Red Bull, depois de duas quebras de motor na temporada, teve um fim de semana perfeito com pole na sexta, vitória na corrida sprint no sábado, passeio na vitória do domingo, 24, e ponto extra na volta mais rápida. Por outro lado, a Ferrari teve um GP para esquecer. Além do mau resultado de Leclerc que errou ao sair de traseira depois de subir na zebra, o espanhol Carlos Sainz se envolveu em um acidente com o australiano Daniel Ricciardo (McLaren) e ficou fora da corrida logo na primeira volta.

 

Largada com pista molhada

O clima instável tomou conta de Ímola no último domingo, 24. Depois da grata surpresa na corrida de Fórmula 2, no sábado,  com primeiro pódio do garoto Enzo Fittipaldi, a chuva se tornou protagonista pouco antes da largada da F1. Ela deu um tempo momentos antes do início da prova, sendo o suficiente para que todos optassem por largar com pneus intermediários. Mesmo assim, o céu cinza deixou uma dúvida: será que daria tempo de o asfalto secar totalmente antes de cair mais água?

A largada foi movimentada com pista molhada. Max, que no sábado vacilou patinando na largada da mini corrida Sprint, desta vez largou espetacularmente e manteve firme na ponta. Charles Leclerc não foi tão bem, imitando o amigo Max dos tempos de Kart, ele destracionou ( patinou ) na largada e perdeu posições importantes para Sérgio Perez, que saiu em 3º, e Lando Norris, em 4º. Logo atrás deles, ainda na primeira curva, Daniel Ricciardo tocou na traseira de Carlos Sainz, fazendo a Ferrari do espanhol rodar e atolar na caixa de brita. Fim de prova para ele. Ricciardo caiu para último, mas seguiu na prova. Mick Schumacher também destracionou, mas segurou a rodada, apesar de perder várias posições.

Na volta 15, as equipes divergiam sobre quando a chuva que estava prevista viria. A pista secava, e era comum ver os pilotos saindo do traçado ideal para buscar água a fim de resfriar os pneus intermediários. Em minutos, a pista estaria boa para pneus seco. Mas será que valeria trocar ou seria melhor esperar pela nova pancada de chuva prevista?

Daniel Ricciardo, o último após o enrosco na primeira volta, foi o primeiro a assumir o risco e parar para colocar pneus slick, médios, na volta 17. Vettel o seguiu na volta seguinte. Leclerc colou em Perez em busca do 2º lugar. A Ferrari, malandramente, armou um pit stop falso para simular uma parada de seu piloto.

A Red Bull mordeu a isca e Perez entrou no pit lane. Leclerc ficou na pista.

Na volta seguinte, vários pilotos entraram. Uma confusão se formou no pitlane. A Mercedes fez uma má parada e Hamilton não só não conseguiu ganhar as posições de Stroll e Tsunoda, como perdeu lugar para Ocon, Gasly e Albon, passando a ser 14º. Uma longa fila se formou com Tsunoda, o 9º, segurando Stroll, Ocon, Albon, Gasly, Hamilton e Ricciardo. Algumas tentativas de ultrapassagem surgiram, mas nenhuma efetiva a ponto de haver trocas de posições. Uma demonstração de como é difícil ultrapassar em Ímola sem o DRS, afinal, com a pista ainda úmida, o uso do dispositivo ainda não havia sido liberado.

Nas voltas finais, o risco de chuva voltou, mas foi somente alarme falso. O atual campeão Verstappen chegou a sua 22ª vitória na carreira, e fechou fim de semana perfeito: pole, vitória na sprint, vitória de ponta a ponta na corrida principal e volta mais rápida. Com os 34 pontos somados contra apenas 8 de Leclerc, ele encurtou a distância para 20 pontos e volta à briga acirrada pelo título da temporada. Depois de 4 GPs, 2 de cada um, o tira teima ficou para Miami.

Perez e Norris fecharam o pódio, seguidos por Russell, Bottas, Leclerc, Tsunoda, Vettel e Magnussen.

 

Hamilton “joga a toalha”

Melancolicamente, o 7 vezes campeão Lewis Hamilton, literalmente abatido, num gesto desolador, joga a toalha e perde todas as esperanças de brigar por algo maior na temporada.

Em Ímola, na volta 41 de um total de 63, aconteceu algo inusitado, humilhante e triste de ver. O pentacampeão Lewis Hamilton, acostumado a ver a bandeira quadriculada da vitória durante 8 anos de domínio da Mercedes, viu pela primeira vez a bandeira azul tremulando em sua frente, pedindo para ele encostar e dar passagem ao líder da prova e atual campeão Max Verstappen, que vinha voando para cravar sua segunda vitória na temporada.

Arrastando pela pista em 14º lugar, Hamilton nunca havia levado uma volta de um líder na carreira. Para completar o pânico da Mercedes e a decepção do Britânico, o jovem George Russell, contratado este ano para ser seu parceiro como segundo piloto, vem fazendo um belo trabalho com carro semelhante ao de Hamilton. Russell chegou em 4º lugar garantido uns pontinhos para o time que está numa draga terrível.

A uma corrente de críticos que dizem que Hamilton só dominou por 8 anos consecutivos, porque tinha o melhor carro e o maior investimento da escuderia nos projetos. Mas, que agora com as mudanças inclusive no fairplay financeiro, onde as equipes tem limite igual de gastos, colocando a categoria nivelada. Engenheiros afirmam que para vencer, além de um bom equipamento, o piloto tem que ser "brabo" daqui pra frente. 

Em tempo: A F1 retorna na próxima semana. A categoria chega em Miami, dia 08 de maio, para inaugurar o Autódromo  Internacional de Miami. Com ingressos esgotados, o belo circuito com 19 curvas e retas de tirar o fôlego, foi desenhado em volta do famoso Hard Rock Stadium. O Brazilian Times, através do jornalista Roberto Vieira, estará presente cobrindo os bastidores e o GP no domingo.


 

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

 

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

 

BRZ Insurance- A corretora de seguros #1 dos Brasileiros na Nova Inglaterra. Aceitamos carteira do Brasil e de outros estados. Trabalhamos com todos os seguros: Seguro de casa, Carro, Moto, Barco, e Jet Ski, Caminhões, General Liability e Workers Compensation. Entre em contato conosco via Whatsapp ou visite a localidade mais próximo de você em Malden ou Famingham: www.brzinsurance.com ou  Whatsapp: (508) 603-6777 ou  Phone: (508) 603-6777 ou  Email: info@brzinsurance.com

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Top News