Publicado em 5/09/2022 as 11:00pm
Chitãozinho e Xororó “The 50 Year Anniversary”
Com 50 anos de carreira, e dezenas de músicas que fizeram sucesso no passado e seguem como...
Com 50 anos de carreira, e dezenas de músicas que fizeram sucesso no passado e seguem como repertório obrigatório em qualquer tipo de festa, Chitãozinho e Xororó têm muito o que comemorar e contar. Você pode até não gostar de música sertaneja, mas com certeza já acompanhou algum coro de Evidências ou Fio de cabelo. E se você gosta do sertanejo, e da boa música brasileira, a lista de canções dessa dupla que ficou impregnada em sua cabeça é longa.
Campeões em trilha sonora de novela desde Rancho Fundo, as músicas de Chitãozinho e Xororó conta a históra de um povo apaixonado, simples e feliz. Do exôdo rural às riquezas da fazenda, cada música deixa marcas, embala vidas e alegram corações. Agora, após 50 anos de sucessos, os artistas chegam aos Estados Unidos essa semana para quebrar paradigmas, e realizar três shows em importantes teatros americanos. E o BraziliamTimes vai cobrir tudo para vocês.
Veja agora a entrevista exclusiva que Chitãozinho e Xororó deram para nossa jornalista Danielle Souza:
Vocês lançaram a turnê comemorativa de 50 anos no dia 21/04/22, em Campinas. Mas antes de falarmos sobre a turnê, queria conversar sobre a construção dessa turnê. Como foi o processo de decidir as músicas, as cidades, os cenários que entrariam no show? Podem falar um pouco sobre tudo que envolveu esse processo?
Ch&X: Essa comemoração já estamos planejando e preparando há bastante tempo. Desde sempre a ideia era fazer algo grandioso, que pudesse contar esta história tão importante de várias formas. A construção da turnê foi feita em conjunto com as nossas equipes e escritório. Temos um cuidado muito grande com a qualidade técnica e visual dos shows, já que ele é uma experiência para os fãs que estão assistindo. Por isso, este show conta uma espécie de “linha do tempo” da nossa história, tanto na escolha de músicas que marcaram, quanto em toda a identidade do palco, imagens, etc.
Para o Chitãozinho, o que é mais emocionante nessa turnê? E para você Xororó?
Ch&X: Acreditamos que para nós dois o mais emocionante é revisitar toda nossa história. Fazer esse “tour” por toda a nossa trajetória até chegar aqui é o que mais nos emociona. E unir isso ao reencontro com o nosso público depois de dois anos sem shows é muito mais especial.
E nesses 50 anos de estrada, o que mais marcou cada um de vocês?
Ch&X: Tivemos momentos muito diferentes nesses 50 anos, que nos marcou e desafiou de formas únicas. Ter começado nos circos, com as dificuldades que a nossa família tinha na época e conseguir com muito trabalho ir melhorando a vida de todos, a oportunidade de cantar com grandes nomes da música, hoje, concretizar 50 anos de trabalho, é difícil citar um momento específico.
74 a 76 vocês falaram que quase desistiram, quais foram essas dificuldades? E qual foi a grande mudança na carreira de vocês?
Ch&X: Foi um começo muito difícil, passamos por muitas dificuldades, era muito pouco investimento e a música sertaneja ainda não tinha abertura. A grande mudança foi em 82, quando lançamos Fio de Cabelo, foi com ela que conseguimos romper as barreiras do preconceito ao gênero sertanejo, fomos projetados como artistas nacionais e tudo isso representou também um marco na história desse gênero musical.
Além da turnê, vocês fizeram o especial para a tv 50 anos de história. Esse é um bom documentário sobre Chitãozinho e Xororó? Tem algo que faltou ali?
Ch&X: Gostamos muito do resultado do especial que fizemos com o Bial. Eles tiveram um cuidado enorme de serem fiéis à nossa história, trazer elementos, imagens, nos sentimos muito prestigiados com este trabalho.
Falar da carreira de vocês é falar sobre o início de uma nova música sertaneja no Brasil. Vocês foram os pioneiros ao sair do caipira para o sertanejo, colocando violão elétrico e toda uma estrutura nos shows. De onde veio essa inspiração, essas ideias?
Ch&X: Nós somos apaixonados por música e desde o começo queríamos trazer algo que nos diferenciasse, que encantasse as pessoas com qualidade e inovação. Quando começamos a inserir violão elétrico, guitarra, o pessoal que já trabalhava com música nos achavam doidos, que ninguém ia gostar e muitos julgaram que não era sertanejo. Ainda bem que deu certo!
Sobre os shows aqui nos Estados Unidos, vocês escolheram teatros super reconhecidos para se apresentar. O que o público pode esperar desses shows?
Ch&X: Serão shows comemorativos aos nossos 50 anos de carreira, então o público poderá acompanhar com a gente uma linha do tempo de canções que marcaram a nossa trajetória, que se tornaram clássicas. Vamos cantar nossos grandes sucessos e algumas músicas novas, preparamos tudo com muito carinho para celebrar esta data tão especial.
Nova York será palco não apenas do primeiro show, mas também da gravação do DVD 50 anos. Alguns nomes como Sandy, Luan Santana e Lucas Lima. O que esperar desse show, e desse dvd, que será gravado no maior teatro fechado do mundo, o City Music Hall de new York?
Ch&X: Queríamos muito registrar esta comemoração de 50 anos que é a turnê e fazer isto em um dos principais teatros do mundo torna tudo mais especial. Será uma noite única em nossas vidas, estamos animados e pensamos em cada detalhe para esta noite especial!
Queria um convite especial para os leitores do Brazilian Times não percam esse show que com certeza ficará para história:
Ch&X: Esperamos todos vocês para celebrar com a gente nos Estados Unidos este momento tão importante na nossa história, comemorando 50 anos! Venham se divertir e se emocionar com a gente!
Qual é aquele show que quando vocês sentam para falar da carreira sempre vem à mente? Imagino que seja difícil de decidir, desde a época dos shows na tenda de circo passaram-se meio século, mas o que vocês podem compartilhar conosco como um show inesquecível?
Ch&X : Muitos shows marcaram, é difícil a gente dizer um só porque deixamos momentos importantes de fora. Mas o primeiro especial da Globo marcou bem, quando nós cantamos Evidências em cima do maquinário todo e tinha 110 mil pessoas cantando juntos, esse momento marcou muito.
Bate Bola
- Evidências ou Fio de Cabelo? As duas
- Eu já esqueci a letra da música durante um show? De várias músicas
- Show ao ar livre ou em teatro? Os dois, cada um tem uma energia diferente
- Já fizemos shows em uma única noite? 5 shows em uma noite
- Já viajamos xxx horas para fazer um show. Ja viajamos 20 horas e acabamos chegando atrasados.
- Galopeira ou rancho Fundo? As duas, não da pra escolher
- Se eu não fosse cantor, eu seria?
Chitãozinho: Algum profissional da música, porque é algo que eu gosto muito.
Xororó: Eu seria marceneiro, teria uma empresa de construção de móveis porque eu gosto de fazer.
Shows The 50 Year Anniversary”
Sep 8, 2022 - Thu 8:00pm
Dr. Phillips Center - Walt Disney Theater - Orlando, FL
Sep 9, 2022 - Fri 8:00pm
Au-Rene Theater at Broward Ctr For The Perf Arts - Fort Lauderdale, FL
Sep 11, 2022 - SUN 8:00pm
Lynn Memorial Auditorium, 3 City Hall Square, Lynn (MA) 01901
Compre seu ingresso: www.chexboston.com
Informações: (774) 737-4123