Publicado em 24/12/2008 as 12:00am
Brasil pode seguir México e voltar a captar no exterior em breve
Mesmo com a crise, o governo pode voltar a captar recursos no exterior em breve, afirmou hoje o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin
Mesmo com a crise, o governo pode voltar a captar recursos no exterior em breve, afirmou hoje o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin. "Creio que não vai demorar muito tempo para que o Brasil volte ao mercado internacional", afirmou ele.
Augustin avaliou como "positiva", a notícia sobre captação soberana de US$ 2 bilhões feita pelo México na semana passada.
"Essa emissão do México é um fator positivo, pois é uma demonstração de que talvez, num prazo não muito longo, o mercado pode voltar a financiar os países emergentes", comentou o secretário.
Ele avaliou que, por conta do agravamento da crise financeira internacional desde setembro, o mercado ficou muito "volátil e turbulento". E o lançamento do bônus mexicano de dez anos seria uma demonstração de melhoria desse cenário. O México captou com taxa de 5,96% ao ano.
Augustin reiterou que a política de captação do governo brasileiro é dirigida à melhoria do perfil do endividamento externo e em busca de taxas menores (benchmarks) para referência de financiamentos externos de empresas brasileiras.
A última investida do Brasil no mercado internacional ocorreu em maio deste ano, após o país receber a segunda nota de grau de investimento.
Fonte: (G1)