Publicado em 26/06/2013 as 12:00am
Bolsas asiáticas fecham majoritariamente em alta
Bolsas asiáticas fecham majoritariamente em alta
As altas de alguns mercados asiáticos ocorreram depois dos avanços em Wall Street, na terça-feira. Os pregões dos EUA celebraram resultados positivos de indicadores que mostraram avanços em encomendas de bens duráveis, vendas de casas novas e confiança do consumidor, apesar da perspectiva de que Federal Reserve pode iniciar, em breve, a reduzir suas compras de bônus, se a economia dos EUA melhorar.
O índice S&P/ASX 200, da Bolsa de Sydney, avançou 1,6%, para 4.731,7 pontos, após uma série de quatro dias de quedas. Na Coreia do Sul, o índice Kospi fechou em alta de 0,2%, aos 1.783,45 pintos, encerrando uma série de cinco dias de baixa. Já na Bolsa de Hong Kong, o índice Hang Seng terminou em forte alta de 2,43% aos 20.338,55 pontos.
Nas Filipinas, as ações se recuperaram após uma acentuada onda de vendas, saltando mais de 5% nesta quarta-feira. A alta foi puxada por compras em blue chips, que recentemente haviam sofrido fortes baixas.
O índice PSEi, que havia entrado em território de baixa apenas um dia antes, marcou o maior ganho porcentual em um único dia desde outubro de 2008. O PSEi fechou aos 6.118,94 pontos, alta de 5,7% ante o fechamento de terça.
A suavização das preocupações sobre a crise de escassez de liquidez do mercado interbancário da China também pode ter influenciado as altas. Na terça-feira, o Banco do Povo da China disse que havia injetado fundos para algumas instituições financeiras nos últimos dias para reforçar a liquidez e pode agir de forma semelhante no futuro.
O anúncio seguiu comentários feitos por Ling Tao, vice-diretor da filial de Xangai do PBoC, de que o banco central vai conduzir as taxas de juros de mercado para um "intervalo razoável".
Apesar das falas do PBoC, as ações em Xangai continuaram a onda de vendas, com cautela dos investidores. O Índice Xangai Composto encerrou em queda de 0,4%, aos 1.951,50 pontos, uma nova mínima desde 16 de janeiro de 2009, quando fechou em 1.954,44 pontos. O Índice Shenzhen Composto subiu 2,5%, para 901,72 pontos.
Em Taipé, o índice Taiwan Weighted terminou em alta de 1,6%, aos 7.784,8 pontos, com melhora no sentimento do mercado depois que o governo finalmente aprovou nesta terça-feira a emenda sobre a redução da faixa de imposto sobre ganhos de capital. Fonte: Dow Jones Newswires.
Fonte: www.uol.com