Publicado em 17/07/2013 as 12:00am
Comandante da PM afasta policial por excesso de força nas manifestações
Comandante da PM afasta policial por excesso de força nas manifestações
De acordo com a PM, o comandante determinou que os policiais militares reduzissem o uso de bombas de gás lacrimogêneo na tentativa de dispersar manifestantes durante protestos. Determinou também que a corregedoria da corporação identifique, através da escala de plantão, quem cometeu excessos nas manifestações.
A decisão pelo afastamento do policial aconteceu na terça-feira (16/7), um dia após a reunião entre o comandante Erir Ribeiro Costa Filho, o secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio, delegado da Polícia Civil Zaqueu Teixeira, e integrantes de entidades de direitos humanos.
O secretário informou que, em 30 dias, os policiais que atuaram nas manifestações do Rio vão passar por um módulo de capacitação a fim de diminuir o número de ocorrências nos protestos. "A partir de agora, estamos recolhendo todas as denúncias, a cada manifestação ocorrida no âmbito do Estado, de possíveis abusos ou desvios de conduta cometidos por policiais que operam nestes atos públicos, para apurarmos e configurarmos um treinamento com os procedimentos adequados que se deve tomar nestas situações", disse Teixeira.
Fonte: Brazilian Times