Publicado em 4/03/2018 as 8:00am
Bovespa fecha estável; siderúrgicas caem com anúncio de tarifa nos EUA
Ibovespa subiu 0,03%, a 85.377 pontos.
O principal índice da bolsa paulista fechou pratiucamente estável nesta quinta-feira (1), em sessão que teve as ações de empresas siderúrgicas como destaques negativos após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar que seu governo vai impor tarifas de importação para aço e alumínio de 25% e 10%, respectivamente.
O Ibovespa subiu 0,03% no primeiro pregão de março, a 85.377 pontos, após recuar 1,82% na véspera e acumular alta de 0,52% em fevereiro.
"Essa campanha de restrição de importação pelos EUA é ruim para mercados emergentes porque todos os países que exportam para lá e têm superávits que impulsionam suas economias podem sofrer algum impacto", disse à Reuters um analista de uma corretora nacional.
O movimento de cautela também ganhou respaldo das preocupações com a alta de juros pelo Federal Reserve, banco central dos EUA, após o presidente do Fed de Nova York, William Dudley, em visita ao Brasil, afirmar que quatro altas de juros nos EUA configurariam um aperto "gradual" da política monetária.
Mais cedo, o chair do Fed, Jerome Powell, afirmou que não há evidências de que a economia dos Estados Unidos está superaquecendo.
Cenário local
Localmente, dados divulgados nesta quinta-feira mostraram que a economia brasileira ficou praticamente estagnada no final de 2017, com expansão de 0,1% no quatro trimestre ante os três meses anteriores. Sobre o quarto trimestre de 2016, o crescimento foi de 2,1%.
"O PIB no Brasil... mostra o quanto a retomada econômica será gradual, porém com importantes dados de consumo das famílias em alta e estabilidade no PIB industrial, com melhora ao longo do ano e carrego positivo para 2018", escreveram analistas da corretora Lerosa Investimentos, em relatório a clientes.
Destaques
Ambev subiu 1,55% depois de reportar alta de 23,2% no lucro líquido ajustado do quarto trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado pelo desempenho de venda de cervejas no Brasil.
Usiminas PNA caiu 4,22% e CSN ON perdeu 4,43%, pressionadas com a notícia de tarifa de importação de aço nos EUA. Gerdau PN foi na contramão e subiu 3,19%, liderando a ponta positiva do Ibovespa, já que tem atuação nos EUA e terá menos impacto negativo das medidas.
Ecorodovias ON teve queda de 8,16% e liderou as perdas do índice, em meio receios de envolvimento de concessionárias em corrupção.
Vale ON caiu 1,33%, engatando a terceira sessão negativa após perdas de 4,8% apenas na véspera.
Petrobras PN caiu 2% e Petrobras ON teve baixa de 1,64%, em dia de perdas para os preços do petróleo no mercado internacional.
Fonte: Redação - Brazilian Times