Publicado em 19/07/2018 as 5:00pm
Antes de retornar ao Brasil, Temer encontra familiares de brasileiros presos em Cabo Verde
Presidente esteve em Cabo Verde para participar da conferência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Inocentados pela PF, velejadores foram condenados a 10 anos de prisão no país africano.
Antes de retornar de viagem internacional a Cabo Verde, o presidente Michel Temer se encontrou nesta quarta-feira (18) com familiares de três brasileiros presos no país localizado na costa africana, acusados de tráfico de drogas.
Temer viajou na terça à Ilha do Sal, em Cabo Verde, para participar da 12ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – a chegada do presidente a Brasília estava prevista para a noite desta quarta. Antes de embarcar, Temer esteve com os familiares dos brasileiros.
Daniel Dantas, Rodrigo Dantas e Daniel Guerra estão presos há sete meses na cidade de Mindelo, na ilha de São Vicente, juntamente com um francês que comandava o veleiro no qual eles chegaram a Cabo Verde.
Uma tonelada de cocaína foi encontrada na embarcação. Os tripulantes embarcaram em Salvador. Uma semana depois, zarparam do porto de Natal, no Rio Grande do Norte.
Para o Ministério Público de Cabo Verde, a droga teria sido embarcada depois que o veleiro deixou Natal, no meio do Oceano Atlântico, segundo informou reportagem do programa Fantástico.
No Brasil, a Polícia Federal investigou o caso e concluiu que a cocaína foi embarcada em Guarapari, no litoral do Espírito Santo. Quando os tripulantes entraram na embarcação, a carga já estaria escondida no porão.
O trio de brasileiros foi considerado inocente pela Polícia Federal do Brasil, mas a Justiça de Cabo Verde não aceitou a investigação brasileira e, em março deste ano, condenou os três a 10 anos de prisão cada.
As situações dos três brasileiros foi abordada por Temer na terça, durante reunião com o presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.
Segundo Temer, o caso preocupa e o governo tem “o dever de patrocinar a defesa desses brasileiros”.
“O presidente (Jorge Carlos Fonseca) disse que tem os melhores desejos quanto a isso, desejo que se faça justiça”, afirmou Temer a jornalistas, depois da audiência.
Conferência CPLP
Temer esteve nesta terça e quarta em Cabo Verde, que recebeu a conferência da CPLP. Conforme a assessoria do Palácio do Planalto, Temer tem previsão de chegar à noite em Brasília.
Nesta quarta, Temer participou de reunião e de sessão plenária que reuniu os chefes de Estado e de governo dos países da comunidade. Nos encontros, foram discutidos temas como alimentação, agricultura e desenvolvimento sustentável.
Durante a conferência, Temer passou a presidência temporária da comunidade para Cabo Verde, que vai conduzir o grupo pelos próximos dois anos.
A CPLP foi criada em 1996 e reúne Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Cármen Lúcia presidente
Durante a viagem internacional de Temer, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, ficou no exercício da Presidência da República pela terceira vez neste ano.
A ministra assumiu o cargo mais uma vez porque, além de Temer, os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), também foram para o exterior.
Desde abril, Maia e Eunício programam viagens internacionais sempre que Temer tem agendas fora do Brasil. Os dois querem evitar o risco de ficarem inelegíveis na eleição de outubro.
Cármen Lúcia despachou nos dois dias no Palácio do Planalto. A presidente do STF recebeu para audiências ministros do governo federal, magistrados e integrantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre outras autoridades.
Fonte: Por Leonardo Monteiro e Guilherme Mazui, TV Globo e G1, Cabo Verde e Brasília