Publicado em 20/04/2019 as 8:00am
Farmacêutico do DF planeja viagem de Kombi até Estados Unidos
Ele pretende cruzar 12 países e percorrer 15 mil quilômetros. No banco do carona, vai levar cadela de estimação.
O farmacêutico Cícero Abiorana, de Brasília, vai embarcar em uma viagem de 15 mil quilômetros dentro de uma Kombi a partir do dia 27 de abril. A ideia é cruzar 12 países até chegar aos Estados Unidos. Na estrada, a companhia será da cadela de estimação, a Nina.
A Kombi tem até apelido: "Florisbela Celeste". Azul como o céu de Brasília em dias de sol, o carro foi adaptado para desbravar trilhas e servir de morada depois de esquentar o asfalto em terras estrangeiras.
Os bancos originais foram trocados por um sofá que vira cama. Nas laterais, foram instalados armários e prateleiras para levar o essencial, mas o carro não tem cozinha ou banheiro. "Eu optei por esse projeto mais simples, não é um moto home completo", explicou Cícero.
"É para dormir e guarda roupas. Eu preciso de leveza na estrada para não consumir muito combustível."
O plano é sair por Rondônia, passar pelo Peru, Equador e Colômbia. Lá, a Florisbela vai ter que seguir viagem de balsa, pelo mar. Cícero e Nina segue de avião até o Panamá, onde reencontram a Kombi.
De lá, eles devem seguir pela Costa Rica, cruzando a América Central até o México. Depois, o próximo destino é o ponto de parada: San Diego, na Califórnia, nos Estados Unidos.
A previsão é que a aventura dura 68 dias. "Eu ouvi dizer que tem um senhor de 80 anos que já fez essa viagem de Ushuaia até o Alasca três vezes de moto. Então, minha loucura não é tão grande assim. É executável", disse aos risos.
"Eu gosto muito de viajar por terra, porque é a melhor maneira de aproveitar os lugares, conhecer as pessoas e fazer contato legítimo com local. Não só viver como turista, mas vivenciar um pouco daquela cultura, daquele local."
O farmacêutico tem convicção que Florisbela vai sustentar a aventura numa boa. A Kombi já viajou para Bonito, no Mato Grosso do Sul, pro Rio de Janeiro, Florianópolis e pelo Goiás. Conheceu até algumas cachoeiras da Chapada dos Veadeiros.
Por onde passa, a Florisbela faz o maior sucesso. "O pessoal gosta de ver, quer tirar foto, entra, sobe no bagageiro. É uma diversão total. E esse é o espírito para que ela foi criada" , revela Cícero.
"Até noiva a Florisbela já transportou."
Fonte: Redação Braziliantimes (TV Globo/Reprodução)