Publicado em 6/09/2020 as 8:00am
Brasileiros iniciam doutorado virtual nos EUA
Em um esforço conjunto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior...
Em um esforço conjunto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Fundação Fulbright, estudantes brasileiros iniciam neste semestre suas atividades letivas em instituições dos Estados Unidos, em modo on-line. A duas organizações procuraram viabilizar, com a maior rapidez possível, o ingresso dos alunos de doutorado pleno no calendário letivo das instituições norte-americanas. Bolsistas que já começaram suas aulas virtuais estão empolgados com a oportunidade de antecipar as atividades letivas.
Beatriz Lima Ribeiro é brasiliense e fará doutorado na Indiana University. “Minha sensação é de alegria por estar tendo o privilégio de começar este programa, um sonho que começa a se realizar, mesmo que seja, inicialmente, apenas on-line”, afirmou. Formada em Ciências Sociais, com mestrado em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB), estudante pretende dar continuidade em solo norte-americano à sua linha de pesquisa sobre a construção de políticas públicas e meio ambiente desenvolvidas pelos Estados Unidos e pelo Brasil.
“Nossa preocupação foi a de garantir a segurança e o bem-estar de todos os bolsistas que estavam cursando programas de pós-graduação no exterior. A partir de agora, queremos assegurar que estudantes brasileiros selecionados para participar, no exterior, do convênio com a Fundação Fulbright, já comecem a frequentar as aulas, mesmo que de maneira virtual, antecipando a retomada da mobilidade internacional”, explica Heloísa Candia Hollnagel, diretora de Relações Internacionais da CAPES.
Laís Andrade é gaúcha de Pelotas, tem graduação em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), mestrado em Biologia Celular e do Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e fará doutorado pleno em Biologia Celular e Molecular na University of Arkansas. “Sou muito grata pela oportunidade de desenvolver essa etapa tão importante da minha formação como cientista em uma universidade de excelência em pesquisa nos EUA e por dar esse passo carregando o legado do Programa Fulbright e da CAPES”. Ela pretende ampliar sua pesquisa sobre produtos e processos que tenham impacto positivo na área da saúde e na vida das pessoas.
A CAPES e a Comissão Fulbright Brasil promovem o intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e dos Estados Unidos desde 1957. Esta parceria já levou mais de 3,5 mil pesquisadores do País para desenvolver suas pesquisas nos EUA e trouxe 3 mil norte-americanos para o Brasil.
Devido à pandemia provocada pela COVID-19, a CAPES suspendeu temporariamente as mobilidades internacionais que, entretanto, estão sendo retomadas em comum acordo com as instituições estrangeiras que receberão os pesquisadores brasileiros. A suspensão não representou cancelamento, mas apenas o adiamento ou a readequação dos programas, em conformidade com a realidade sanitária mundial e questões de ordem orçamentária.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.
GARDINI LAW- Determinados a vencer. Você tem direitos. Imigração. Criminal. Trabalhista. Acidentes de carro. Estamos localizados em Someville e Waltham. Tel: 855-337-8440.
MINEIRÃO MARKET- Venha conhecer nossas promoções. Açougue, verduras, doces, sucos, pães de sal e muito mais. Temos 3 localizações para melhro lhe atender: Somerville, Marlboro e Malden. Ligue: (617) 301-3900.
(Fonte Assessoria de Comunicação Social da Capes)
Fonte: Redação - Brazilian Times.