Publicado em 14/10/2020 as 10:00am
Carlos Wanzeler entra com pedido para voltar a ser brasileiro e processo de extradição para os EUA é interrompido
Carlos Wanzeler, que é considerado foragido da justiça dos Estados Unidos, está no Brasil a...
Carlos Wanzeler, que é considerado foragido da justiça dos Estados Unidos, está no Brasil a espera de sua extradição. A Constituição brasileira não permite que o país extradite seus cidadãos para outros com o fim deles serem julgados por crimes cometidos no exterior. Mas neste caso, o acusado se tornou cidadão norte-americano e as leis brasileiras permitem que a justiça possa retirar a cidadania brasileira dele.
Foi justamente isso que aconteceu. As autoridades retiraram a cidadania brasileira, em uma estratégia para ele ser extraditado e julgado pelo envolvimento na criação da Telexfree, pirâmide financeira que prejudicou milhões de pessoas em todo o mundo.
Quando o esquema foi revelado pelas autoridades dos Estados Unidos, em 2013, Carlos Wanzeler foi apontado como o número um. Ele fugiu para o Brasil e desde então luta para não ser extraditado.
Após sete anos foragido, as autoridades brasileiras decidiram por retirar a cidadania dele e extraditá-lo. Mas a sua defesa contestou e pediu a rescisão da regra que levou à perda de nacionalidade. Agora o acusado, nascido no Espírito Santo, luta para ser novamente naturalizado brasileiro.
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio, suspendeu temporariamente a extradição para os Estados Unidos enquanto o tema é apreciado.
Wanzeler optou pela nacionalidade norte-americana ao se mudar para os EUA, antes que a Telexfree, que nasceu em Vitória, no Espírito Santo, se tornasse um caso mundial. A perda da nacionalidade brasileira abriu caminho para sua extradição, o que foi autorizada pela Segunda Turma do STF, em setembro deste ano, a pedido do governo norte-americano.
Após a decisão, o advogado de Wanzeler, Rafael Lima, entrou com pedido de tutela de urgência quanto à rescisão, e discordou da perda de nacionalidade brasileira. O processo foi suspenso temporariamente, mas não acabou. O pedido ainda vai ser julgado.
“Se Wanzeler voltar a ser brasileiro nato, a extradição não poderá acontecer”, disse o advogado.
Wanzeler foi condenado no Brasil por formação de pirâmide financeira e outros crimes contra o sistema financeiro. Além disso, é acusado por lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Todos os crimes estão relacionados com a Telexfree, que tinha razão social no Espírito Santo como Ympactus Comercial.
Nos Estados Unidos ele é acusado por suposta prática dos crimes de conspiração, fraude eletrônica e lavagem de dinheiro em Massachusetts. A Justiça dos EUA considera que a Telexfree operou com esquema Ponzi e causou prejuízo de mais de US$ 3 bilhões a mais de um milhão de pessoal em todo o mundo.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.
GARDINI LAW- Determinados a vencer. Você tem direitos. Imigração. Criminal. Trabalhista. Acidentes de carro. Estamos localizados em Someville e Waltham. Tel: 855-337-8440.
MINEIRÃO MARKET- Venha conhecer nossas promoções. Açougue, verduras, doces, sucos, pães de sal e muito mais. Temos 3 localizações para melhro lhe atender: Somerville, Marlboro e Malden. Ligue: (617) 301-3900.
Fonte: Redação Brazilian Times