Publicado em 27/11/2020 as 3:00pm
Brasileira que se passava por advogada é presa na Flórida
Na segunda-feira, dia 22, a brasileira Roberta Guedes, de 41 anos, foi condenada a cumprir uma...
Na segunda-feira, dia 22, a brasileira Roberta Guedes, de 41 anos, foi condenada a cumprir uma pena de quatro anos e meio em uma prisão federal pelo exercício ilegal da profissão. Ela enfrentava um julgamento por ter atuado, sem licença, como advogada na Flórida. O processo começou no final de 2019, quando ela assumiu a fraude.
O juiz Moody Jr., que divulgou a sentença no Tribunal de Tampa, determinou que a brasileira ainda terá que restituir as vítimas. O valor é de US $14,318.00. Ela também terá que se submeter a um tratamento psiquiátrico.
De acordo com os documentos, por vários anos ela se envolveu em um esquema fraudulento e enganou as instituições norte-americanas, se aproveitando da farsa para conseguir dinheiro. O agente especial do Departamento de Investigação Interna (HSI, sigla em inglês), Hector Colon acrescentou que “graças à agência, com o apoio do Departamento de Serviços de Cidadania e Imigração (USCIS, sigla em inglês) e a polícia local, ela será responsabilizada pelos seus atos criminosos”.
O diretor do USCIS, Michael Borgen, disse que “as ações da acusada prejudicaram as vítimas que pensavam estar nas mãos de uma profissional”. Ele acrescentou que a agência fica em identificar e acabar com esquemas fraudulentos de imigração e evitar que pessoas se tornem vítimas.
Os registros mostram que no ano de 2014, a brasileira graduou-se em Direito pela Stetson University College of Law, em Tampa. Mas ela reprovou duas vezes no exame do Flórida Bar, semelhante à Ordem dos Advogados do Brasil.
Devido a isso ela não tem licença para exercer a advocacia. O crime começou a partir daí. Roberta decidiu falsificar os documentos de uma colega de faculdade que passou no teste. A brasileira usou o nome, Social Security e outros dados para abrir contas em banco e conseguir uma linha de crédito.
Ela também abriu uma empresa com os documentos falsificados e começou a trabalhar como advogada e o esquema foi descoberto em 2018 quando ela foi ao tribunal de Hillsborough para tratar de um caso de violência doméstica de um cliente.
Na ocasião, o juiz, Frances Perrone, solicitou uma verificação nos registros da advogada e não foi encontrado nada. Diante disso, uma investigação foi iniciada pelo escritório de advocacia que ela representava.
Em pouco tempo foi descoberto que ela não era advogada e utilizava documentos falsos. Roberta Guedes foi condenada pelos crimes de fraude postal, roubo de identidade agravado.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225
DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.
INVEST REALTY GROUP- Com um vasto conhecimento na área imobiliária e profunda conhecedora das leis que englobam este mercado, Jaqueline pretende ajudar seus clientes a obter o melhor resultado na hora de comprar a sua casa. Informações: (603) 689-4517
Fonte: Redação Brazilian Times