Publicado em 2/01/2022 as 8:00am
Agência humanitária auxilia famílias afetadas pelas enchentes na Bahia
Além de doar água mineral e toneladas de cimento para reconstrução de casas, agência prevê distribuição de auxílio emergencial
Distribuição de água mineral, coleta e distribuição de alimentos, aquisição e doação de kits de higiene e limpeza, análise para a entrega de auxílio emergencial para famílias. Com presença em mais de 130 países, a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) foi uma das primeiras agências humanitárias internacionais a chegar à região da Bahia castigada pelas enchentes. Com apoio de doadores e voluntários, a resposta à emergência já beneficiou quase 10 mil famílias castigadas pelas chuvas que deflagraram a maior crise ambiental da história do Estado.
As ações realizadas pela ADRA envolveram até agora:
- Entrega de 43 mil litros de água para beber.
- Apoio da Ação Solidária Adventista, que abriu igrejas para acomodação, arrecadação e distribuição de roupas e alimentos.
- Distribuição de refeições diárias.
- Campanha para entrega de 6 toneladas de cimento para reforma e reconstrução de casas.
Kits de material de limpeza
A ADRA divulgou a doação de kits sanitários para mais de 1 mil famílias afetadas pelas enchentes.
A agência entregou 1.020 kits de material de limpeza e higiene para famílias que tiveram as casas castigadas pela água e lama.
Cada família beneficiada com o kit recebeu os seguintes itens:
- 5 litros de água sanitária
- 5 litros de insumos para limpeza pesada
- 5 litros de detergente
- 5 litros de desinfetante
- 5 panos de chão
- 1 vassoura
- 1 balde com capacidade de 10 litros
- 1 rodo
- 1 saco com embalagens para recolhimento de lixo
Uma avaliação que está sendo realizada agora é a entrega de um auxílio emergencial em cota única para famílias em situação de maior vulnerabilidade. A medida está sendo estudada e deve ser implantada nas próximas semanas. “Temos recursos de doadores desta ação de emergência e estamos avaliando para alcançar o maior número possível de famílias”, disse Leonardo Mendes, diretor regional da ADRA para o Estado da Bahia.