Publicado em 12/09/2022 as 9:00am
Brasileiro procurado por estuprar adolescente em Santa Catarina aguarda deportação
O Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) revelou na semana passada que...
O Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) revelou na semana passada que agentes de deportação do escritório de Operações de Execução e Remoção (ERO), em Baltimore (Maryland) prenderam Thomas Francis Donschat na cidade de Rockville. Ele é um cidadão brasileiro procurado por abusar sexualmente de uma menina de 13 anos no Brasil.
Ele, que foi preso em junho, ainda está sob custódia, aguardando a sua deportação.
“Esta prisão é uma vitória significativa para o ERO em Baltimore e nossos parceiros de aplicação da lei”, disse Lyle Boelens, diretor do escritório de campo. “Donschat fugiu da justiça e tentou escapar da captura escondendo-se nos Estados Unidos. Sua prisão deve servir como um lembrete para aqueles que fazem a mesma coisa que a justiça não tem fronteiras”, acrescentou.
O Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina emitiu um mandado de prisão para Donschat em junho de 2020, devido à sua acusação de estupro de vulnerável (menor de 13 anos). A Polícia Federal do Brasil solicitou assistência para prendê-lo.
O brasileiro entrou nos Estados Unidos em uma data e local desconhecidos, sem ser inspecionado ou admitido. Possivelmente tenha entrado pela fronteira com o México.
Em 15 de junho, o ERO Baltimore recebeu informações do ICE sobre o paradeiro de Donschat. Em 23 de junho, os agentes conseguiram prendê-lo e emitiu uma Notificação para Comparecimento (NTA), Formulário I-862 de acordo com a Seção 212(a)(6)(A)(i) da Lei de Imigração e Nacionalidade (INA), dado a um não cidadão presente sem admissão ou liberdade condicional.
Donschat permanecerá sob custódia do ERO até o resultado de seu processo de remoção.
No ano fiscal de 2021, o ERO prendeu 12.025 imigrantes com condenações criminais graves. Os crimes associados a estas pessoas incluíram crimes relacionados a homicídio, agressões sexuais, agressões, roubos e sequestros.
O público pode denunciar crimes e atividades suspeitas ligando para 1-866-347-2423 ou preenchendo o formulário de denúncia do ICE através do link https://bit.ly/3RZbsKR