Publicado em 23/01/2023 as 6:00pm
Pesquisadores brasileiros encabeçam estudo nos EUA para desenvolver tratamentos de tripulantes em viagens espaciais
A pesquisa, que é pioneira no assunto, terá a duração de um ano e começará no dia 27.
Através de uma pesquisa desenvolvida entre os Estados Unidos e o Brasil, dois pesquisadores brasileiros coordenarão um estudo que avaliará como células-troncos se comportam em ambientes de pouca gravidade. De acordo com as informações, o trabalho pode resultar em tratamento para minimizar problemas de saúde em tripulações de viagens espaciais.
A pesquisa, que é pioneira no assunto, terá a duração de um ano e começará no dia 27.
Ela será desenvolvida pelo Centro de Educação e Pesquisa Espacial (KSCIA), da Flórida, a Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas (São Paulo), além de outras entidades e universidades norte-americanas.
Professor doutor da Faculdade São Leopoldo Mandic, André Antônio Pelegrine, destacou que a iniciativa deste projeto se baseia no possível aumento na demanda das viagens espaciais de longa duração. Além dele, tambpem está nesta pesquisa a professora Elizabeth Ferreira Martinez.
Os pesquisadores querem descobrir as principais mudanças nas moléculas celulares causadas pela diminuição da densidade óssea na microgravidade. Também é objetivo da pesquisa desenvolver um protocolo de terapia celular para auxiliar a recuperação de lesões na gravidade baixa.
De acordo com os dados, a gravidade de Marte, de 3,721 m/s², é cerca de um terço da que as pessoas têm na Terra (9,807 m/s²). “Se os resultados forem positivos, uma tripulação pode ser submetida a tratamentos prévios para evitar as consequências da baixa gravidade do espaço”, afirmou o pesquisador.
Um artigo publicado no site da Pesquisa FAPESP uma longa temporada no espaço promove alterações no organismo que podem persistir por meses, mesmo após o retorno à Terra. Alguns desses efeitos começam a ser conhecidos com os resultados preliminares do Twins Study, realizado pela agência espacial norte-americana (Nasa) com os irmãos e astronautas Scott e Mark Kelly, que são gêmeos idênticos e compartilham a mesma constituição genética.
Os avanços da pesquisa podem auxiliar tratamentos da medicina regenerativa e odontológica.
Apesar de começar nos Estados Unidos, o estudo terá uma etapa no Brasil. Segundo o pesquisador, os laboratórios nacionais vão desenvolver as análises em modelo animal.
Já os laboratórios estadunidenses serão responsáveis pelas pesquisas com as células-tronco para simulação da microgravidade e as análises moleculares na universidade da Florida.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
BRZ Insurance- A corretora de seguros #1 dos Brasileiros na Nova Inglaterra. Aceitamos carteira do Brasil e de outros estados. Trabalhamos com todos os seguros: Seguro de casa, Carro, Moto, Barco, e Jet Ski, Caminhões, General Liability e Workers Compensation. Entre em contato conosco via Whatsapp ou visite a localidade mais próximo de você em Malden ou Famingham: www.brzinsurance.com ou Whatsapp: (508) 603-6777 ou Phone: (508) 603-6777 ou Email: info@brzinsurance.com
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.
CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801