Publicado em 29/08/2023 as 9:00am
Casa de professor da Unesp é alvo de operação internacional de combate à exploração sexual infantil
Uma ação internacional de combate à exploração sexual infantil, conduzida pela Polícia...
Uma ação internacional de combate à exploração sexual infantil, conduzida pela Polícia Civil, visou várias localidades, incluindo a casa de um professor da Unesp em São José do Rio Preto (São Paulo), na manhã desta segunda-feira (28).
Durante a execução de um mandado na residência do professor, as autoridades descobriram que o responsável pelo uso da rede para armazenar e compartilhar conteúdo de pornografia infantil era, na verdade, o tio do professor, de 57 anos. Ele foi preso em flagrante por armazenamento e disseminação desse tipo de material.
Conforme esclarecido pela Polícia Civil, o professor foi incluído no mandado de busca devido ao fato de ser o provedor de internet da residência, contudo, ele não é alvo de investigação.
Intitulada de "Aliados pela Infância", a operação teve como objetivo a detenção de suspeitos envolvidos no armazenamento e compartilhamento de imagens de abuso sexual infantil. A ação abrangeu mais de 150 mandados de busca e apreensão distribuídos entre Brasil (50), Argentina (67), Paraguai (2), Chile (20), Equador (3), Estados Unidos (3), Porto Rico (2) e Panamá (6).
No noroeste paulista, especificamente, foram executados 13 mandados de busca e apreensão nas cidades de São José do Rio Preto (5), Catanduva (3), Votuporanga (2), Macaubal (1), Araçatuba (1) e Birigui (1). Dois mandados adicionais foram cumpridos em Itu e Sorocaba, onde um indivíduo foi detido.
Até o momento, pelo menos 10 pessoas foram presas em flagrante no estado de São Paulo como parte dessa operação.