Publicado em 11/06/2024 as 11:00am
Instituto Ling realiza feira do livro solidária para apoiar livreiros, editoras e autores gaúchos afetados pelas enchentes
Da redaçãoO Instituto Ling realiza nesta sexta, sábado e domingo, dias 14, 15 e 16 de junho,...
Da redação
O Instituto Ling realiza nesta sexta, sábado e domingo, dias 14, 15 e 16 de junho, a Feira do Livro Reconstrói RS, um evento solidário com o objetivo de apoiar o mercado editorial do Rio Grande do Sul. A mostra acontece das 11h às 20h, com entrada franca, na sede do centro cultural, em Porto Alegre, para incentivar a comunidade a comprar diretamente de livreiros, editoras, autores e sebos gaúchos afetados pelas enchentes.
A iniciativa ocupará todos os espaços do Instituto Ling, das escadarias ao salão de eventos, e contará com cerca de 40 bancas de diferentes expositores e mais de 30 programações paralelas, que vão desde palestras, painéis literários, lançamentos de livros e sessões de autógrafos a shows musicais e atividades infantis, apoiando a retomada da economia local. As atrações são gratuitas, com acomodação do público por ordem de chegada, mediante retirada de senhas na recepção do centro cultural a partir de 30 minutos antes do início das atividades. A feira também será ponto de coleta de doação de livros em bom estado para a reconstrução do acervo de escolas e bibliotecas comunitárias afetadas pelas chuvas.
Entre os expositores estão a Livraria Taverna, o clube de assinaturas TAG, a L&PM e a Editora Projeto, que fazem parte da triste lista de empreendimentos que tiveram seus estoques e estabelecimentos inundados. Empresas que foram afetadas de outras formas, como a editora Palavra Bordada, que ficou ilhada em Canoas, e tantas outras impactadas indiretamente, como a Piu, a Zouk e a Dublinense, também participam.
Profissionais de diversos segmentos estão confirmados na programação, como a jornalista, escritora e influenciadora Fernanda Pandolfi, embaixadora da feira, e os jornalistas Carlos André Moreira e Luiz Gonzaga Lopes, padrinhos do evento. Nomes como Daniel Galera, Luís Augusto Fischer, Eduardo Bueno, Cláudia Schroeder, Donaldo Schüler, Samir Machado de Machado, Rafael Guimaraens, Ivone Bins, Mário Corso, Márcio Pinheiro, Juarez Fonseca, Ticiano Osório e Arthur de Faria também participam de diferentes tipos de atividades distribuídas entre os três dias.
A feira ainda conta com o suporte e a cooperação de diferentes segmentos do setor literário. Nos bastidores da organização com o Instituto Ling, também estão envolvidas a Câmara Rio-Grandense do Livro e o Clube de Editores do Rio Grande do Sul.
Atividades pagas
Três programações têm ingressos pagos e terão todo o valor arrecadado revertido para a reconstrução da Biblioteca Comunitária Girassol, que perdeu o seu acervo no Sarandi, bairro da capital que soma o maior número de moradores afetados pela enchente. O primeiro é o bate-papo literário entre a escritora que mais vendeu livros no Brasil no último ano, Carla Madeira, que fará uma participação remota, em conversa com a autora gaúcha Martha Medeiros. A atividade, que acontece na sexta-feira, às 19h, teve seus ingressos esgotados em menos de 7 horas.
Há ainda outras duas programações com lugares à venda: a Oficina de Escrita Criativa, ministrada pela escritora Claudia Tajes e a psicanalista Diana Corso no sábado, às 14h, que estimulará os participantes a escreverem cartas e bilhetes; e a peça infantil Bichológico, inspirada no livro homônimo da escritora Paula Taitelbaum. O espetáculo, estrelado pela atriz Débora Rodrigues, terá sessão única no domingo, às 11h, propondo um jogo divertido com formas geométricas distribuídas pelo espaço cênico, tendo como pano de fundo a trilha sonora alegre e ingênua composta por Cláudio Levitan e arranjada por Kiti Santos. As entradas estão disponíveis no site www.institutoling.org.br, onde também é possível conferir a programação completa.
"Livros sempre foram a nossa paixão. Não é à toa que todo mês temos eventos de literatura por aqui. No meio da tragédia e do caos que assolou o nosso estado, vimos imagens de partir o coração. Entre os milhares de gaúchos que sofreram esse impacto, estão nossos autores queridos, livrarias, editoras e sebos. Entendemos que é nossa missão apoiar esses empreendedores que compartilham conosco a paixão por histórias lindamente contadas. Quer saber a nossa meta? Zerar os estoques dos livros salvos da enchente", conta Carolina Rosado, gerente do Instituto Ling.
Outras ações em prol da comunidade gaúcha realizadas pelo Instituto Ling
A Feira do Livro Reconstrói RS faz parte da retomada da programação de cursos e atividades artísticas do Instituto Ling. Localizado na Rua João Caetano, 440, no bairro Três Figueiras, a instituição não foi atingida pelas chuvas e se concentrou em desenvolver ações para auxiliar o Rio Grande do Sul e as famílias afetadas pelas enchentes. Durante o mês de maio, a entidade anunciou, em parceria com Federasul e Instituto Cultural Floresta, o Reconstrói RS, iniciativa com foco em obras de recuperação da infraestrutura nas regiões diretamente abaladas. O centro cultural também se transformou em um dos pontos do projeto coletivo Cozinha Solidária, do SOS Cozinhas; e levou dois dos seus programas educativos, a Oficina de Choro e o MPB nas Escolas, para dentro dos abrigos que acolhem vítimas das chuvas.
SERVIÇO
Feira do Livro Reconstrói RS
Dias 14, 15 e 16 de junho
Sexta, sábado e domingo, das 11h às 20h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Entrada franca (a feira também será ponto de coleta de doação de livros em bom estado para a reconstrução do acervo de outras escolas e bibliotecas afetadas pelas chuvas)
Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling tem como missão promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde a fundação auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, em 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.
Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre.
A família Ling, mantenedora do instituto, é proprietária da holding company Évora. Presente em 13 países, o grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e sistema de fechamento para bebidas e produtos de higiene e beleza.