Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 7/01/2025 as 10:00am

Uma freira brasileira, apaixonada por futebol, é a pessoa mais velha do mundo, com quase 117 anos

Fonte: Da redação

Uma freira brasileira, apaixonada por futebol, é a pessoa mais velha do mundo, com quase 117 anos Inah Canabarro Lucas

Uma freira brasileira, apaixonada por futebol, é considerada a pessoa mais velha do mundo, com quase 117 anos, após a recente morte de uma mulher do Japão.

Inah Canabarro Lucas, que era muito magra na infância, chegando a ser considerada uma criança frágil, superou todas as expectativas e chegou à idade avançada, conforme contou seu sobrinho Cleber Canabarro, de 84 anos, à Associated Press.

A organização LongeviQuest, especializada no acompanhamento de supercentenários, anunciou no sábado que a freira, que depende de cadeira de rodas, é oficialmente a pessoa mais velha do planeta, com comprovação por meio de registros da sua infância.

Em um vídeo gravado pela instituição no ano passado, é possível ver Canabarro sorrindo, fazendo piadas, mostrando suas pinturas em miniatura de flores silvestres e recitando a oração da Ave Maria.

Ela atribui sua longevidade à sua fé católica, afirmando: "Ele é o segredo da vida. Ele é o segredo de tudo."

"Sou jovem, bonita e amigável — todas qualidades ótimas e positivas que você também tem", compartilha a irmã com os visitantes de sua casa de repouso em Porto Alegre, no sul do Brasil.

Seu sobrinho dedica um tempo para visitá-la todos os sábados e também envia mensagens de voz entre as visitas, para manter seu ânimo elevado após duas internações que a deixaram debilitada e com dificuldades para se comunicar.

"As outras irmãs dizem que ela se anima quando ouve minha voz", conta ele. "Ela fica feliz."

Lucas nasceu em 8 de junho de 1908, em uma grande família no sul do Brasil, conforme registrado pelos pesquisadores da LongeviQuest. No entanto, seu sobrinho revela que ela nasceu em 27 de maio, embora seu registro tenha sido feito com duas semanas de atraso.

Seu bisavô foi um general brasileiro renomado que lutou na época turbulenta pós-independência do Brasil, no século XIX.

Ela se dedicou à vida religiosa ainda adolescente e passou dois anos em Montevidéu, no Uruguai, antes de se mudar para o Rio de Janeiro e, posteriormente, fixar residência no Rio Grande do Sul.

Durante sua vida, foi professora e entre seus alunos esteve o general João Figueiredo, o último dos presidentes militares que governaram o Brasil entre 1964 e 1985. Ela também foi responsável por criar duas bandas de música em escolas localizadas em cidades na fronteira entre o Brasil e o Uruguai.

No seu 110º aniversário, ela foi homenageada pelo Papa Francisco. Ela é a segunda freira mais velha já documentada, depois de Lucile Randon, que foi a pessoa mais velha do mundo até sua morte, aos 118 anos, em 2023.

Lucas é uma grande fã do time de futebol Sport Club Internacional, e escolheu esse clube por ele representar o povo, independente de sua condição social: "Seja rico ou pobre, não importa — é para o povo!", afirma.

O time celebra, todos os anos, o aniversário de sua fã mais velha. O quarto de Lucas é decorado com presentes nas cores do time, conforme conta seu sobrinho.

Para marcar seu 116º aniversário, o ex-diretor do Sport Club, Gelson Pires, a prestou uma homenagem em vídeo compartilhado nas redes sociais.

Após a morte de Tomiko Itooka, do Japão, em dezembro, Lucas foi reconhecida como a pessoa mais velha do mundo, conforme a LongeviQuest. Ela ocupa agora a 20ª posição na lista das pessoas mais velhas da história, que tem como líder Jeanne Calment, uma francesa que faleceu em 1997 aos 122 anos.

Em 2022, Lucas tornou-se a pessoa eclesiástica mais velha do Brasil e, no mesmo ano, a mais velha de toda a América do Sul e América Latina.

Top News