Publicado em 28/01/2022 as 6:00pm
Mineiro morre durante o sono em Newark (NJ)
O mineiro Maurício Coutinho de Andrade, de 31 anos, que trabalhava na Construção Civil, foi encontrado já sem vida no bairro do Ironbound
Na madrugada de terça-feira, dia 25, o mineiro Maurício Coutinho de Andrade, de 31 anos, natural de Divinópolis (MG) e criado no município vizinho de Divinolândia de Minas (MG), morador no bairro do Ironbound, em Newark (NJ), faleceu subitamente durante o sono. O brasileiro foi descoberto já sem vida pelo irmão mais novo, Rafael, que estranhou o fato de Maurício não ter se levantado e saído do quarto onde dormia para ir ao trabalho, aproximadamente às 6:30 da manhã. Ele era graduado em Direito no Brasil, mas trabalhava na Construção Civil nos EUA há 3 anos.
"Eu perguntei a ele, não vai trabalhar não? Mas ele não me respondeu. Então, eu vi que ele ainda estava deitado e de bruços, como geralmente dormia. Eu o balancei e senti que (ele) já estava rígido e frio. Na hora, eu tentei ligar para (o serviço de) emergência, mas não consegui, então, pedi ao meu patrão", relatou Rafael emocionado à equipe de reportagem do Brazilian Times Newspaper, na tarde de quarta-feira (26).
Após o Serviço de Emergência (911) ter sido acionado, duas ambulâncias e uma viatura de polícia chegaram ao local, na proximidade das Cinco Esquinas, no coração do bairro do Ironbound, entretanto, o corpo do brasileiro somente foi removido ao meio-dia. Parentes e amigos de Maurício contam com o apoio da ONG Mantena Global Care, na pessoa da coordenadora Solange Paizante, para agilizar a papelada para o traslado de Andrade junto ao Consulado Geral do Brasil em Nova York, cuja jurisdição abrange o estado vizinho de New Jersey.
Depois da morte de Maurício, parentes e amigos organizaram uma campanha beneficente, através do aplicativo Zelle, cujo objetivo era angariar US$ 9 mil que serão usados para o velório e traslado do corpo do brasileiro, que será sepultado em seu estado natal. Ainda na noite de quarta-feira (26), a meta já havia sido batida.
"O meu irmão era uma pessoa incrível e nós éramos muito apegados. Ele não tinha inimigos e todos gostavam dele", relatou Rafael. Os irmãos frequentavam a Igreja Saint James, localizada também no bairro do Ironbound. Também durante a entrevista, ele agradeceu o apoio e carinho recebidos por parte da comunidade brasileira.
"Eu gostaria de aproveitar a oportunidade e agradecer todo esse apoio", disse ele.
O Sonho Americano:
Ainda segundo Rafael, o irmão decidiu imigrar para os EUA logo depois que graduou-se em Direito no Brasil, para montar seu escritório de advocacia e construir uma casa onde moraria depois que se casasse com a namorada. O sonho de montar o escritório e construir a casa foram realizados, relatou Rafael.
"Ele saiu de terno do Brasil, então, a minha família quer que na despedida ele também vista o terno. Todos estão esperando o corpo no Brasil", disse Rafael.
Ele destacou que o irmão aparentava estar saudável e não reclamava de problemas de saúde, embora não escondesse a vontade intensa de regressar ao Brasil. Os familiares ainda esperam o laudo assinado pelo médico para a liberação do corpo nos EUA.
Velório nos EUA:
No dia 1º, das 5:00 pm às 8:00 pm, será realizado o velório de Maurício Coutinho de Andrade na Las Rosas Banworth Funeral Home, localizada na 1055 East Jersey Street, em Elizabeth (NJ). O evento fúnebre será aberto ao público e mais detalhes poderão ser obtidos através do tel.: (908) 352-6664. Após a cerimônia, o corpo será trasladado ao Brasil para sepultamento.
Fonte: Leonardo Ferreira