Publicado em 16/03/2022 as 9:30pm
Coluna Flavianny Marques
ALIMENTOS FUNCIONAIS A maioria dos alimentos são funcionais. Os alimentos podem fornecer...
ALIMENTOS FUNCIONAIS
A maioria dos alimentos são funcionais. Os alimentos podem fornecer proteínas para o reparo muscular, carboidratos para energia ou vitaminas e minerais para a função celular. Mas na década de 1980, o governo japonês criou uma classe de "alimentos funcionais" que incluíam benefícios adicionais à saúde além daqueles cobertos pela nutrição básica.
Nos Estados Unidos, a Food and Drug Administration, ou FDA, regula os alimentos funcionais e as alegações de rótulos que aparecem em alimentos e bebidas. Exemplos de alegações incluem aquelas que promovem o papel da fibra alimentar para a saúde do coração ou anúncios de que um produto é “light” ou reduzido em sódio ou gordura. Embora a FDA defina termos como “sódio reduzido” e “baixo teor de gordura”, atualmente não há uma definição legal para alimentos funcionais. Isso deixa os consumidores americanos para avaliar a alegação por conta própria. Concentrar-se no rótulo dos dados nutricionais e na lista de ingredientes pode ajudá-lo a determinar se um alimento é uma escolha saudável.
Os alimentos funcionais abrangem uma variedade de alimentos. Alimentos integrais minimamente processados, juntamente com alimentos fortificados, enriquecidos ou aprimorados, podem ser alimentos funcionais. Geralmente, esses alimentos têm um efeito potencialmente benéfico para a saúde quando consumidos regularmente e em determinados níveis.
Outra área que é frequentemente questionada é a fortificação de alimentos, quando os produtos incluem vitaminas e outros nutrientes adicionados. Alimentos fortificados podem ter um lugar em um plano de alimentação saudável. Alguns podem ajudar a fornecer nutrientes que podem estar baixos ou ausentes. Por exemplo, existem apenas alguns alimentos que contêm vitamina D naturalmente, portanto, os produtos enriquecidos com ela, como o leite, são a principal fonte de vitamina D para muitas pessoas. Outros alimentos e bebidas podem ser fortificados com nutrientes mais fáceis de obter. Alguns produtos fortificados também podem conter grandes quantidades de açúcares adicionados ou sódio, portanto, certifique-se de revisar o rótulo de Informações Nutricionais.
Quando possível, concentre-se em alimentos funcionais minimamente processados para fornecer uma variedade de nutrientes para ajudar a atender às suas necessidades.
Um estilo de alimentação saudável, que inclui uma variedade de alimentos de cada grupo de alimentos, preparados de forma saudável, pode ajudá-lo a atender às suas necessidades nutricionais e reduzir o risco de várias doenças crônicas. Concentre-se em frutas e vegetais, grãos integrais, alimentos com proteínas magras e laticínios com baixo teor de gordura ou sem gordura.
Para obter mais informações sobre alimentos funcionais ou desenvolver um plano alimentar adequado para você, busque ajuda de um profissional nutricionista.
Flavianny Marques