Publicado em 16/03/2022 as 8:30pm
Coluna Ser Voluntário
208 – O Trabalho voluntário Por Roberto Ravagnani Ainda tem gente que se surpreende quando...
208 – O Trabalho voluntário
Por Roberto Ravagnani
Ainda tem gente que se surpreende quando comento sobre o que o trabalho voluntário faz em prol de tantas pessoas e organizações. O trabalho voluntário está presente no mundo todo e auxilia em momentos de dor, de tragédias naturais e provocadas, como a guerra, em ações das mais simples como brincar com uma criança as mais complexas como construir uma cidade.
O trabalho voluntário nos faz sentir parte da sociedade de uma forma mais intensa e sentir fazendo parte do lado da solução e não na confusão ou destruição.
O trabalho voluntário da origem a todas as organizações sociais no mundo, com raras exceções, só por isso já deveriam ser reverenciados e reconhecidos por este mérito, mas sua contribuição tem se mostrado muito maior, ainda que não apareça e não precisa mesmo aparecer, mas tem que ser valorizada de forma mais ampla, servindo em primeiro lugar para incentivar outras pessoas a buscarem uma atividade voluntária, principalmente percebendo o quanto isso pode ser bom para o crescimento pessoal, profissional e social.
Este é um grande desafio que encontramos, mostrar o trabalho voluntário como uma ferramenta de desenvolvimento em diversas áreas da vida.
Pode ser um motivo “torto” para entrar no trabalho voluntário, mas adequado a nossa percepção de mundo enquanto uma sociedade ainda muito consumista e sempre com um olhar do que vou ganhar se fizer tal coisa. Depois de começar, isso vai ficando menos evidente e os outros atributos do voluntariado vão emergindo.
Não que eu pense que vale tudo para chegar ao objetivo, mas esse subterfugio, real, não faz mal para ninguém, muito pelo contrário, muitos vão em busca do trabalho voluntário em busca de desenvolvimento pessoal, e isso é louvável, assim buscam o que querem e encontram o que não querem, na verdade não imaginavam.
Se você conhece um voluntário, valorize-o, se você é um voluntário, parabéns e continue fazendo e incentivando outros a também serem.