Publicado em 15/07/2022 as 8:00am
MINEIRO COM APENAS DOIS MESES NOS ESTADOS UNIDOS ABRE NEGÓCIO EM MEDFORD
“Estamos trazendo um pedacinho do Brasil para mais perto das pessoas que estão aqui na América” (Roneide Augusto Sobrinho).
Roneide Augusto Sobrinho, nascido em Central de Minas e criado em Itabirinha, decidiu vir morar nos Estados Unidos há apenas dois meses, para ficar com a sua esposa Flaviana Maria Andrade Augusto que há 7 anos estava vivendo entre Estados Unidos e Brasil. Há 14 anos o irmão da esposa aplicou o documento americano para ela, eles nem eram casados e o documento saiu para ela. No final de 2021 ela aplicou para o marido e os filhos, portanto, ele decidiu vir para a América. Ao chegar aqui surgiu a oportunidade de comprar uma loja de conveniência que estava sendo vendida. Em conversa com o amigo, Heraldo Andrade, entraram em acordo e eles compraram a loja em sociedade.
Roneide tem grande experiência na área de supermercado no Brasil, embora quisesse trabalhar em outro ramo de atividade o destino o convidou a continuar na mesma área. “Eu estava com a preocupação em chegar aqui e não trazer nada de bagagem. Eu imaginava que não iria chegar no nível dos empresários aqui, mas deu pra ver que dá para trabalhar e trazer as nossas experiências do Brasil e praticá-las aqui”.
O empresário conta que, juntamente com o pai, possuem uma rede composta por 11 supermercados no Leste de Minas. Antiga Rede União Supermercado, hoje com o novo nome “Marken Supermercados”.
União Meat Market. Esse nome união foi a mãe dele que escolheu há muito tempo no Brasil. Ele mantém o nome “União” em homenagem à mãe, in memorian. “A minha mãe escolheu esse nome porque no Brasil as coisas eram muito difíceis e lá em casa somos 8 filhos, e o meu pai com muita preocupação em tratar dos 8 filhos, a gente morava na roça, ele foi pra rua e comprou uma propriedade e falou: ‘Eu tenho que montar um comércio para eu poder tratar dos meus filhos sem ter que trabalhar tanto’. Ele já era comerciante porque produzia tomate e vendia, ele começou a vender de bicicleta, depois passou para charrete, depois mudou para um fusca e aí conseguiu ir melhorando as condições financeiras e acabou comprando um comércio na rua para poder sustentar a família, e a minha mãe muito religiosa e muito sábia escolheu o nome União referente à unidade da família, os meus pais não queriam que a gente saísse para o mundo e ficasse longe deles e eles não acompanhassem a nossa criação, com isso, todos nós ficamos trabalhando com supermercado. Três saíram fora, mas depois voltaram, todos estão trabalhando com comércio”. Contou o empresário.
Sobre o empreendimento aqui nos Estados Unidos, se trata de uma loja especializada para o público brasileiro, para os latinos em geral e contempla o público americano também. “É uma lojinha muito pequena, mas com o foco nas carnes. A carne é o carro chefe. Aqui as pessoas encontram aqueles cortes no estilo brasileiro e mesmo a marca de carne, estou trazendo algumas marcas de carne do Brasil, para as pessoas lembrarem do sabor do Brasil. Além disso, tem os outros produtos típicos do Brasil, tem frutas e verduras, temos o queijo de Minas, pinhão da região do Sul, é uma variedade de produtos brasileiros”.
Vale destacar que o empresário fala sobre a cultura brasileira que está para além da venda do produto, mas na forma de atendimento:
“Estamos trazendo um pedacinho do Brasil para mais perto das pessoas que estão aqui na América, que às vezes não podem ir ao Brasil ou às vezes podem ir, mas falta aquele atendimento brasileiro, falta produto brasileiro. Quer comer uma comida típica brasileira e não encontra os produtos para fazer a comida, esse é o nosso papel, o nosso grande papel com o comércio não é vender produto simplesmente, mas sim é atender a uma paixão, é atender o desejo de reencontrar um lugar onde se remete ao seu passado, se remete ao nosso atendimento do Brasil, naquele estilo de balcão”.
Em suas palavras finais, o jovem empresário lembra da infância difícil no interior de Minas, e confessa que seus projetos foram além das suas expectativas.
“Montar um comércio nos EUA está muito além do que a gente poderia imaginar, nós nascemos e fomos criados até uma certa idade na roça. Meu pai muito trabalhador, com pouco recurso, então nós fomos criados comendo arroz somente no final de semana. Durante a semana com muita dificuldade a gente comia só canjiquinha, mas isso foi um período da vida que superamos. Quero dizer com isso que a gente conhece as dificuldades e que a gente não tinha este projeto de ir tão longe. Assim como o meu pai não tinha projeto de colocar comércio para ganhar dinheiro, mas sim para tratar da família. Eu também não tinha este projeto de vir para os EUA, nem de montar nada aqui, mas Deus sabe das coisas e a gente vai seguindo os passos de acordo com os acontecimentos e que a gente tem possibilidade de melhorias”.
Contatos:
Endereço: 376 Main Street, Medford - Massachusetts
Redes Sociais: Instagram | Facebook
WhatsApp: +1 (617) 352-6918
Tel fixo :+1 (781) 219-3746
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225
DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.
ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluíndo livros.
Fonte: Eliana Marcolino