Publicado em 15/07/2022 as 11:00am
WAYSLAND - FILME DE LYRIA GARCIA É SUCESSO NA ESTREIA
Meu nome é Larissa Oliveira tenho 10 anos. ”No filme quando a menina lançou o dinheiro,...
Meu nome é Larissa Oliveira tenho 10 anos. ”No filme quando a menina lançou o dinheiro, ela mostra que o dinheiro não é nada”...
Se uma criança percebeu isso, eu já alcancei o meu objetivo, declara a cineasta reluzente de alegria.
Na tarde de domingo, 10 de julho foi a grande estreia do filme Waysland, no West Newton Cinema. Era um belo domingo de sol, convidativo para uma praia, mas a comunidade brasileira, amigos americanos e de outras nacionalidades fizeram questão de ir ao cinema para prestigiar o filme da cineasta brasileira Lyria Garcia, o qual mostra a importância do trabalho do imigrante nos Estados Unidos.
Os convites se esgotaram rapidamente e a casa ficou cheia.O filme mexeu com as emoções dos espectadores que se identificaram com a história de Maria Teresa Macedo, uma imigrante brasileira nos Estados Unidos que luta pelo simples direito de trabalhar e viver com dignidade. Uma bela história contada pela cineasta Lyria Garcia. Após a exibição houve uma conversa com a diretora e o elenco presente. Os espectadores puderam interagir fazendo perguntas e considerações a respeito do filme Waysland.
Em um elegante vestido,sem decotes, com a singela cor da esperança, Lyria Garcia falou ao público que este filme vem como uma resposta ao então presidente Trump o qual declarou que do México vem os piores. Lyria contesta, por isso quer mostrar com este filme o nobre trabalho dos imigrantes, os melhores trabalhadores, independente de nacionalidade. Além disso, ela diz estar ”farta do estereótipo de latinos na tela somente homens armados com facas, revólveres, drogas e a mulher sendo sexualizada”. A diretora fala com veemência que brasileiros e latinos estão para além disso.
O Brazilian Times ouviu a opinião dos espectadores.
Javian Santos, 10 anos. ”Eu gostei do filme, ela estava aprendendo inglês e a menina ajudou ela, eu gostei que ela não pegou o dinheiro, mas pegou a cerveja”. Esse é o olhar de uma criança sobre o filme.
Vanessa Moreira não é uma simples espectadora, atuou como figurante no Waysland, ela nos conta um pouco da sua experiência: ”O filme é sobre a minha experiência, é sobre a minha história, estou aqui há 17 anos e a gente vive essa realidade, essa insegurança do imigrante de não ser residente no país, esse medo da imigração, a questão do trabalho com a dificuldade do inglês, isso tudo retrata a nossa história. Também fiquei feliz porque eu fiz uma pequena participação no filme e isso foi emocionante, vi o quanto é difícil para se produzir um filme, exige-se muita técnica e muito cuidado, são longas horas de gravação para se fazer uma passagem muito rápida no filme. Eu fui a garçonete, e para mim foi incrível”. Conclui sorridente.
Aroldo Ferreira também foi prestigiar o filme e fala o que achou: ”Eu vim assistir ao filme Waysland e estou saindo com o coração bem apertado, porque foi a primeira vez na minha vida, como imigrante de vinte e tantos anos nos Estados Unidos que eu vi a minha história sendo contada. Eu acho, quando a gente se vê numa obra de arte de outra pessoa é como voltar para casa. Estou muito feliz e satisfeito por ter tido a oportunidade de me ver e ver na tela grande, todos os meus amigos, colegas e familiares que estão aqui há muitos anos. Obrigado Lyria!”
A cineasta está recebendo suporte da comunidade para a realização e distribuição do filme. Ela contou com o precioso apoio de sponsors como Escarllaty da Harry’s Construction: ”Estou aqui para falar deste filme maravilhoso da Lyria Garcia. Quando ela perguntou se a gente queria ser sponsor, eu já sabia da história porque eu já conhecia a Lyria, e o filme está lindo, é muito lindo, muito emocionante, mostra a história de todos nós aqui. Eu tenho certeza de que todos aqui tem alguma coisa a ver com este filme. Sugiro que vá lá na página, dê um like e segue, a história é maravilhosa, você não vai se arrepender”.
Alessandro Santos é influencer e veio com a família assistir ao filme: ”Eu vim assistir Waysland, esse filme é maravilhoso e realmente muito tocante, retrata toda a história da maioria das pessoas que passam por muitas lutas aqui nos Estados Unidos. Estou super feliz e a gente está esperando o longa- metragem, tenho certeza que vai ser muito legal”.
Léo Jacó trabalha na área da construção civil e vive nos EUA há um ano, fala com empolgação sobre o filme: ”Eu vou ser sincero, foi muito emocionante, foi difícil segurar as lágrimas porque realmente falou a verdade, senti dentro do coração, foi muito profundo e todos nós estamos ansiosos para ver o longa-metragem. A Lyria Garcia está de parabéns, assim como todos os atores estão de parabéns”.
Isabela Rocha, aproveita para dar uma sugestão à cineasta: ”Eu adorei o filme, acho que vai dar muito mais poder pela mensagem se no final do filme, quando for, e eu sei que vai ter o longa, se todas as pessoas que participaram do filme, no final falarem de onde elas vieram e como foi a experiência migratória deles”.
A diretora nos contou que, durante seu momento de meditação mentalizou de forma positiva que, ”mesmo que as pessoas não gostem do filme, eu dei para a equipe a oportunidade de fazerem o que elas amam, muitas pessoas já falaram que gostaram muito da experiência de participar deste filme, o que foquei hoje durante todo o dia, mesmo se hoje à noite não for bom, pelo menos nós tentamos”. Confessa.
Ao ser perguntada sobre como está se sentindo depois da estreia. A diretora respirou aliviada e disse que tem muita emoção. Deu uma olhada para trás e percebeu que há 26 anos ela não falava esta língua, que um ano atrás não tinha nada disso:”É a fé que tenho nas pessoas, eu acredito nas pessoas que fazem o bem. Nós vivemos em um mundo de comunidade e a gente tem que se ajudar, foram tantas pessoas que me ajudaram a chegar onde estava hoje à noite, foi muito incrível, eu amei. Foi muito emocionante de ver a sala cheia, na ansiedade de saber se eles iriam gostar, senti muita gratidão vendo as pessoas que me ajudaram, ali na frente, eu espero conseguir fazer o longa-metragem. Eu quero estar no caminho certo e quero ser justa com as pessoas que estou representando, eu quero mostrar para os americanos sobre quem somos”.
Lyria fala entusiasmada que o filme já foi escolhido para três festivais:Dois em Toronto, e um em Vancouver, no Canadá.
![](http://cdn.braziliantimes.com/website/website/base/e47/8be/3a1/atriz_americana_kristina_horan_____uma_das_protagonistas_de_waysland.jpg)
Lançamentos: Todos estão convidados!
Estreia: 24 de julho às 6pm -1296 Washington St, West Newton, MA. West Newton Cinema às 6 pm – terá o tapete vermelho mas o elenco não estará presente nesta sessão.
Convite: Podem ser adquiridos no site: https: //waysland22.eventbrite.com
REDES SOCIAIS
Instagram: https://www.instagram.com/wayslandthemovie/
Facebook: https://www.facebook.com/Waysland2022
@Lyria-Garcia
Fonte: Eliana Marcolino