Publicado em 18/09/2022 as 1:00am
Prefeita de Boston pede recontagem do Censo: “não contaram muitos imigrantes”
Na terça-feira, dia 13, a prefeita Michelle Wu anunciou Boston, em Massachusetts, está...
Na terça-feira, dia 13, a prefeita Michelle Wu anunciou Boston, em Massachusetts, está desafiando a contagem do Censo em 2020 na cidade, que totalizou 675.647 residentes. Especialistas acreditam que há uma subconta de pelo menos 6.500 pessoas.
A pandemia da COVID-19 é listada como o motivo do erro da contagem. “Em meados de março de 2020 a crise de saúde pública levou faculdades e universidades a evacuar seus campi e passar para operações remotas antes da contagem do Censo de abril. Os dados coletados de faculdades e universidades sob a Portaria de Responsabilidade Universitária para o outono de 2019 mostram que aproximadamente 6.000 alunos não foram contabilizados pelos dados de redistritamento do Censo de 2020”, afirmou a prefeita.
Ela acredita que a pesquisa tenha subestimado estudantes, trabalhadores nascidos no exterior e pessoas encarceradas, citando dados da Agência de Planejamento e Desenvolvimento de Boston, que “evidentemente, esperava uma contagem mais próxima de 700.000 habitantes”.
Wu também está preocupada com as mudanças nas classificações raciais do censo que podem ter levado a uma contagem errada das populações negras e brancas da cidade.
Com isso, bilhões de dólares em financiamento do governo federal estão em jogo. Basicamente, a contagem determina quanta assistência uma cidade ou estado recebe para transporte, assistência médica e outras necessidades.
A prefeita solicitou uma revisão da contagem por meio do programa Post-Census Group Quarters Review (PCGQR).
De acordo com ela, uma contagem precisa da população de Boston ajudará a informar as necessidades dos moradores, bem como orientará o planejamento da cidade para alocação de recursos entre as comunidades.
“Boston merece uma contagem correta do censo em todos os bairros e comunidades”, disse a prefeita. “Esta contagem é a base para avaliar as necessidades de todas as nossas comunidades, garantindo que Boston receba recursos federais cruciais”, acrescentou.
Fonte: Da redação