Publicado em 15/02/2023 as 7:00pm
Bexiga Hiperativa. Você tem urgência para urinar?
A Fisioterapeuta Pélvica e Mestre em Ciências da Reabilitação pela renomada Universidade de São Paulo (USP), Fernanda Giarreta, salienta que em condições fisiológicas normais, o ideal é ter em média até 8 micções em 24 horas.
A Bexiga Hiperativa, tem como principal sintoma, a urgência urinária, que usualmente vem acompanhada pelo aumento da frequência miccional diurna e noturna. A condição gera impacto negativo na qualidade de vida e função sexual de homens e mulheres, diminuindo a produtividade no trabalho e em 60% dos casos leva a índices depressão e ansiedade.
A Fisioterapeuta Pélvica e Mestre em Ciências da Reabilitação pela renomada Universidade de São Paulo (USP), Fernanda Giarreta, salienta que em condições fisiológicas normais, o ideal é ter em média até 8 micções em 24 horas.
Fernanda Giarreta destaca ainda que já em 2018, 546 milhões de indivíduos ao redor do mundo, eram portadores de bexiga hiperativa. Nos EUA está entre as 10 patologias crônicas mais comuns, a frente inclusive do diabetes. Atingindo 12% a 17% da população adulta, a síndrome acomete 2x mais mulheres do que homens e aumenta consistentemente com a idade, atingindo 30% a 40% os indivíduos acima de 75 anos.
Embora a etiologia seja desconhecida, sabe-se que a ansiedade, stress e depressão são fatores extremamente correlacionados com o aparecimento da síndrome. Atente-se aos seguintes sinais: Urgência miccional (desejo impetuoso de urinar), Frequência miccional aumentada, Nocturia (aumento da frequência urinária durante a noite) e a Incontinência de Urgência, ou seja, a perda involuntária de urina durante a urgência miccional. Ainda a especialista afirma que até os 65 anos de idade, não é comum acordar a noite para urinar e pode aumentar para 1x/noite para os indivíduos acima dos 65 anos.
Devido à essa constelação de sintomas, muito indivíduos perdem o direito de manter uma vida social rotineira e até o simples fato de ir ao cinema, teatro ou visitar um familiar, fica complexo devido à preocupação constante de ter um banheiro por perto.
Além dos fatores cotidianos, chama a atenção o fato dos custos gerados com tratamento da Bexiga Hiperativa que chegam a 12 bilhões de dólares por ano nos USA, equiparando-se aos gastos gerados com osteoporose e até mesmo ao câncer de mama.
A especialista em Fisioterapia Pélvica faz o alerta em manter uma qualidade de vida saudável, associando atividade física e boa alimentação. É preciso ainda evitar o consumo excessivo de alimentos que possam ser irritativos para bexiga como café, bebidas a base de cafeína, sucos e frutas cítricas, bebidas carbonatadas, álcool, tabaco, chocolate, adoçantes, embutidos, enlatados e comidas muito condimentados.
Caso vivencie alguns dos sintomas é sugerida uma consulta com o seu médico para o diagnóstico e tratamentos precoces. A Fisioterapia Pélvica é altamente recomendada no manejo e tratamento da síndrome. Sem efeitos adversos, ela vem sido prescrita como primeira linha de tratamento por urologistas e uroginecologistas.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes. Estamos localizados no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.
TV Record- assita a Record TV em qualquer lugar dos Estados Unidos e Canadá via Smart TV, PC, Laptop ou celular. Acesse: www.recordtvamericas.com
Compre ao alugue sua casa na Flórida! -Ótimos lucros! -Financiamento fácil -Apenas com seu Passaporte o ITIN- Elizandra Aguiar. A corretora com maior número de vendas de casas de férias e luxo na Flórida e outros Estados. Serviço personalizado, profissional e ético. Informações: (857) 800-4159. Email: elizandrafloridarealtor@gmail.com