Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 17/02/2023 as 11:00am

Danillo Sena é o primeiro brasileiro a ser eleito Deputado em Massachusetts

Danillo Sena, popularmente conhecido como Dan Sena. Natural de Timbaúba, Pernambuco é pioneiro na história política do estado de Massachusetts, como o primeiro imigrante brasileiro a ser eleito deputado estadual


Danillo Sena, natural de Timbaúba, no Pernambuco, é pioneiro na história política do estado de Massachusetts

O Brazilian Times realiza uma série com três entrevistas exclusivas, com as deputadas brasileiras e o deputado, brasileiro do estado de Massachusetts. Nesta entrevista conversamos com Danillo Sena, que nos conta um pouco da sua história e fala sobre a sua experiência na política, nos Estados Unidos. Agora são três representantes da nossa comunidade, duas brasileiras e um brasileiro que ocupam acento na casa legislativa: Rita Mendes, Priscilla Souza e Danillo Sena. Em janeiro entrevistamos a deputada Rita Mendes. Agora chegou a vez de conhecermos a Biografia de Danillo Sena. 

Danillo Sena, popularmente conhecido como Dan Sena. Natural de Timbaúba, Pernambuco é pioneiro na história política do estado de Massachusetts, como o primeiro imigrante brasileiro a ser eleito deputado estadual, em 02 de junho de 2020 e reeleito em outros dois mandatos pelo distrito 37º Middlesex District, em Massachusetts. Dan chegou aos Estados Unidos com apenas 14 anos de idade, vive em Massachusetts há mais de 20 anos e atuou como Diretor Distrital do Senador Jamie Eldridge, durante seis anos. Ele é bacharel em Ciências Políticas. Casado e pai de três filhos. Confira a entrevista com Dan Sena.

Brazilian Times-BT: Como você está se sentindo como Deputado aqui no território Norte Americano?
Danillo Sena-DS: Eu me sinto honrado de poder representar o povo brasileiro na capacidade de Deputado Estadual. Também sou muito grato pela oportunidade de servir todos em meu distrito. Desde quando eu cheguei aqui aos 14 anos de idade, percebia as dificuldades que imigrantes e pessoas de baixa renda passam para conseguir acesso aos recursos necessários. Isso me inspirou desde a adolescência a lutar pelos direitos iguais para todos.

BT: Qual é a sua maior preocupação como deputado, ou seja, qual é a sua bandeira de luta política?
DS: Como Deputado tenho várias prioridades que poderiam ser resumidas a buscar igualdade de direitos a todos. Especificamente, neste ano legislativo estou focando em lutar por maior acesso a moradia com preços acessíveis, educação infantil grátis, acesso a cuidados de saúde física e mental e combater a mudança climática.

BT: Qual foi o seu maior desafio durante as campanhas?
DS: Creio que foi alcançar o maior número de pessoas durante os meses da campanha, como também transmitir minha mensagem de forma que explicava minhas metas e valores de forma eficaz. Para resumir, precisei me empenhar para convencer os eleitores, que eu um imigrante de primeira geração merecia a confiança deles e que eu os representaria de bem.

BT: Qual é a maior diferença entre um deputado aqui nos EUA e no Brasil?
DS: Aqui nos Estados Unidos, um Deputado Estadual tem o distrito específico em que serve. Podemos introduzir projetos de lei que afetam todo o Estado, mas nossos serviços ao constituinte são mais localizados. Cidades incluem a de nossa residência e outras vizinhas. Eu sirvo o 37th Middlesex District que incluem as cidades de Acton, Boxborough, Groton, Ayer, Shirley e Devens.

BT: Quando você percebeu que tinha vocação para a carreira política?
DS: Na minha infância eu tinha um tio que era vereador e me lembro que eu o admirava e pensava que queria ser como ele quando eu crescesse. Já aqui nos Estados Unidos, em minha adolescência eu fui para Washington DC para protestar pelos direitos dos imigrantes. Na mesma época, conheci o Senador Jamie Eldridge que me ofereceu um estágio quando eu terminei minha faculdade de Ciências Políticas. Posteriormente, ele apoiou minha candidatura e até hoje o considero como meu mentor. Para resumir, ver as dificuldades dos mais necessitados e querer ajudar, mais as pessoas que me inspiraram ao longo do caminho foram as principais razões para hoje eu ser deputado estadual.

BT: Como você avalia a invasão aos palácios dos três poderes em Brasília, no domingo dia 08 de janeiro de 2023?
Ds: Gostaria de começar dizendo que eu respeito as escolhas pessoais de cada um sobre seu voto. Esta é uma das belezas de viver em um país democrático. No entanto, eu fico triste de ver qualquer tipo de destruição causada no dia 8 de janeiro. Creio que todos temos o direito de protestar, porém, devemos fazê-lo de forma pacífica e de acordo com as leis do país.

BT: Temos vivido tempos difíceis na política, tanto aqui, quanto no Brasil, uma fase de muito extremismo. O que te motiva a seguir carreira política?
DS: O que me motiva é ouvir dos meus constituintes que algo que fizemos impactou a vida deles de forma positiva. Sempre que isso acontece eu fico muito feliz.

BT: Qual é o primeiro projeto de lei que você apresentou na casa legislativa?
DS: Foi o que nós aqui chamamos de Universal Pré-k.
Este é um projeto de lei que busca fazer o acesso à educação pré-escolar grátis a partir de 2 anos e 9 meses. Neste ano reintroduzimos este projeto de lei para buscar mais uma vez tentar passá-la. Também falei no meu discurso inaugural em defesa da passagem da lei de carteira de motorista, para todos os motoristas, independente do status imigratório. Fiquei muito feliz que conseguimos passar esta lei que será implementada em julho deste ano de 2023. Foi um esforço tremendo de muitos legisladores e líderes comunitários.

BT: Que mensagem você deixa para os seus eleitores?
DS: Que continuem a participar do processo democrático através do seu voto e buscando estarem informados sobre quem é seu Deputado, Senador e deixem-nos saber sobre o que é importante para você. Estamos aqui para servi-los. Fiquem à vontade para contatar meu escritório. Nós ajudamos muitos constituintes a buscar ajuda com agências do governo a respeito de auxílio moradia, desemprego, aquecimento de residência, RMV etc. Meu e-mail para contato é Danillo.Sena@MaHouse.Gov 

Dan Sena lutou em favor da aprovação da carteira de motorista, independente do status imigratório

 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.

ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluíndo livros.

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Fonte: Eliana Marcolino

Top News