Publicado em 16/02/2023 as 12:00pm
VIVER BEM: Brasileiro cria plataforma que oferece atendimento médico em português para quem mora nos EUA
Da redação São poucas as pessoas que não mede esforços para mudar o futuro de milhões de...
Da redação
São poucas as pessoas que não mede esforços para mudar o futuro de milhões de pessoas. Uma delas é o empresário Mário Mendes Jr., um visionário e especialista em tecnologia que, no dia 1º, lançou nos Estados Unidos a plataforma Viver Bem. De acordo com as informações, a iniciativa focada na área de saúde é dedicada a atender brasileiros que residem nos 50 estados norte-americanos.
Mario tem o Visto de pessoas extraordinárias e não é por acaso. Ele explica que sua missão nessa terra é exatamente a questão de redução de problemas de população negligenciada com saúde, saúde mental até a morte.
Mário Bem trabalha desde os 18 em projetos que visam transformar o planeta em um lugar melhor. Ele começou os trabalhos na África, mais precisamente na Angola e agora lançou a plataforma.
O paulista conta que já desembarcou em vários países e, durante suas viagens, sentiu na pele a dificuldade de acesso a atendimento médico. “Precisar de uma assistência de saúde e, muitas vezes, você até consegue ter uma comunicação não tão eficaz. Só que quando necessita, às vezes, da prescrição de medicamento, começam os obstáculos porque cada país tem a sua regulamentação”, afirmou.
Dados do Itamaraty divulgados em 2020 mostram que vivem no exterior cerca de 4,2 milhões de brasileiros vivendo no exterior e quando o assunto é acesso aos serviços de saúde para quem vive fora do país, ainda é preocupante.
Nos EUA não é diferente, e o fato de receber uma enorme quantidade de imigrantes indocumentados, a situação se agrava ainda mais com o medo da deportação. Muitos não procuram assistência médica com medo de que suas informações sejam descobertas por agentes de imigração;
Mário destaca que “as questões de acesso à saúde pública para brasileiros nos EUA, vão além de patologias e acidentes”. Ele acrescenta que há o aspecto no que diz respeito aos transtornos mentais e psicológicos e muitas vezes, eles têm se mostrado causas comuns para o adoecimento de brasileiros.
Além disso, Mário destaca que esbarrar em uma situação de saúde extremamente cara também piora as condições de saúde. Mas graças ao Viver Bem, a situação está prestes a melhorar nos EUA. Através desta plataforma, pacientes terão atendimento às demandas primárias e secundárias, o que pode vir a prevenir doenças.
VIVER BEM
Uma das grandes vantagens é que quando o brasileiro buscar atendimento médico, ele falará em português. De acordo com Mário, o programa é poderosíssimo e conta com uma rede superior a 5 mil médicos espalhados pelo mundo, sendo brasileiros e estrangeiros. “Quando há a necessidade de uma prescrição, a plataforma transfere todo o prontuário eletrônico, preenchido on-line e em tempo real”, afirmou.
Após o paciente passar pelo atendimento com um médico brasileiro, o profissional estrangeiro se encontra na retaguarda para ver se é possível com apenas o prontuário eletrônico emitir o parecer de segunda opinião e validar a prescrição do medicamento.
Mário destaca que a transparência é um dos pilares da plataforma com cinco anos de desenvolvimento.
Para conhecer a plataforma e saber como usá-la, acesse o site www.multusa.com/viver-bem