Publicado em 12/03/2023 as 4:00pm
Zuco 103 vai lançar Telenova
Depois de 24 anos na vanguarda do “jazz dance fusion mundial”, criando novos sons e estilos,...
Depois de 24 anos na vanguarda do “jazz dance fusion mundial”, criando novos sons e estilos, a cantora Lilian Vieira, o tecladista Stefan Schmid e o baterista Stefan Kruger chegaram ao seu álbum mais maduro e pessoal até hoje.
Telenova foi produzido durante a pandemia, e de várias formas dá para ouvir os processos pelos quais o álbum passou. Com a saúde ocupando o centro do palco e a sociedade pressionando o botão de pausa, reiniciar a música parecia a opção natural.
O trio passou o confinamento re-amostrando algumas de suas ideias musicais mais escolhidas, retrabalhando melodias e ritmos para realmente trazer à tona os elementos funky. Isso também significou reduzir os arranjos, tornando-os mais pessoais, convidando os ouvintes a entrar no trabalho.
Refletindo as interações sociais reduzidas durante o bloqueio, o álbum tomou forma com essa sensação menor e mais íntima - como sentar em volta de uma fogueira contando histórias.
No momento em que os três puderam se encontrar no estúdio novamente, as faixas haviam marinado até que cada elemento parecesse perfeito. A este respeito, a Telenova parece estar repleta de canções - grooves lindamente elaborados e progressões de acordes que também dão espaço para as linhas vocais de Lilian se estenderem.
Mesmo com as faixas de som mais eletrônico, há sempre a sensação daquelas mudanças jazzísticas borbulhando por baixo.
Como sempre, Zuco 103 apresenta uma gloriosa mistura de estilos musicais. Telenova flutua entre batidas baixas, funk e ritmos afro-cubanos, enquanto a voz de Lilian traz tudo junto com o típico sabor brasileiro.
O resultado é uma fusão vibrante de estilos globais de funk e dança que soam atemporais - clássicos e inovadores ao mesmo tempo. É uma mistura que eles aperfeiçoaram ao longo de 20 anos improvisando e tocando ao vivo juntos, assumindo riscos musicais e saindo da trilha batida. Esse amor pela aventura está no cerne da química natural de Zuco, no palco e no estúdio, e é o que mantém sua música estalando com energia por tanto tempo.
As 13 faixas deste álbum simplesmente refletem quem são os Zuco 103 e o que eles fazem - passar a vida tocando juntos. Nesse sentido, a Telenova realmente é como uma novela. Venha sintonizar o mais recente episódio da vida de uma banda no auge de suas forças.
"A batida de Aruenda, interpretada pelo incrível som de Zuco 103, ecoa pela pequena vila de Pitimbu, onde as raízes da música brasileira são profundas. Esta vila é mais antiga que o próprio ritmo de Maracatu, mas a batida de Aruenda dá uma nova vida às tradições do passado, conectando a música do presente à rica história da terra. É um lembrete de que a batida do passado ainda pode ressoar com a batida do presente, criando um ritmo poderoso que é atemporal e cheio de vida".
Os CDs promocionais estarão disponíveis em aproximadamente um mês. Telenova também estará disponível em vinil (somente no varejo).
Biografia
O Zuco 103 começou em 1999 com o nome de Rec.a, e a colaboração entre a cantora Lilian Vieira, o tecladista Stefan Schmid e o baterista Stefan Kruger vem crescendo desde então. Ela os levou ao redor do mundo, e sua fusão livre de música brasileira, eletrônica, funk e jazz os aclamaram como pioneiros do Brazilectro e tocaram com músicos como Lee 'Scratch' Perry, Joe Jackson, Sergio Cavazzioli (Gilberto Gil) , Marcos Suzano, e muitos mais.
O trio se conheceu em 1989 no Conservatório de Rotterdam, onde o brasileiro Vieira estudou canto. Schmid surgiu com o termo Brazilectro como uma descrição para sua música, que se tornou um conceito internacional e uma cena de artistas e deejays afins. Drum'n'bass foi cortado pelo Zuco 103 com samba, bossa nova e dub, entre outras sonoridades, de uma forma que soou natural, refrescante e bem dançante. Zuco 103 já tocou em clubes e festivais em todo o mundo com grande sucesso, incluindo destaques como Fuji Rock Japan, Rock Werchter e North Sea Jazz Festival, entre outros.
Mas enquanto sua carreira pioneira e discografia profunda os marcam como veteranos, em 2023 o Zuco 103 está mais vital do que nunca. A pandemia do corona vírus deu à banda um momento para fazer uma pausa em sua agenda lotada de turnês e voltar ao básico. O resultado é seu nono álbum Telenova, uma coleção de canções íntimas, funk e grooves brasileiros e afro-cubanos que tipificam a energia de bem-estar da banda. É um verdadeiro reflexo de sua química natural tocando juntos, que ainda está forte depois de 24 anos. A Telenova os encontra no auge de seus poderes, ainda explorando e buscando aventuras musicais.
Para conhecer o trabalho da banda acesse o Instagram através do link https://www.instagram.com/zuco103music/?hl=en
Video: https://vimeo.com/801352901/57b28547b1
Listen/buy: https://zuco103.lnk.to/aruenda