Publicado em 3/06/2023 as 5:00pm
ExpoLib 2023 reuniu brasileiros em torno de ações de incentivo à leitura
Camila Oliveira Para promover o gosto pela leitura em meio à comunidade brasileira,...
Camila Oliveira
Para promover o gosto pela leitura em meio à comunidade brasileira, especialmente nas crianças, a ExpoLib 2023 foi realizada no 06 de mai. O evento destacou o impacto da leitura e contou com Feira com Expositores e Escritores; Lançamento de Livros e Tarde de Autógrafos; Contação de histórias; Recreação infantil; Workshops; Espaço kids; Mini fazendinhas com bichinhos; e Praça de Alimentação.
A atividade aconteceu na 85 Washington Street, em Somerville (Massachusetts) – anexo à Igreja Internacional da Graça de Deus e a entrada foi totalmente gratuita.
A fundadora da Lib, Michelle de Paula, foi a organizadora, com apoio da Nossa Rádio Usa, entre outros patrocinadores e apoiadores, a exemplo do Consulado do Brasil em Boston, cidade de Somerville (SomerViva) e do jornal Brazilian Times.
Para entender mais sobre o evento e seus impactos, entrevistamos a organizadora Michelle. Confira!
BT: Michelle, qual o objetivo específico do evento?
Michelle: O incentivo à leitura e a manutenção do português como língua de herança.
BT: Por qual razão ele foi idealizado nesse formato de exposição?
Michelle: Para aproximar as famílias dos escritores brasileiros, tendo assim momentos mágicos junto aos filhos. Essa foi a 4 edição e a exposição tem crescido em todos os aspectos. Na organização, estrutura, convidados. A cada ano tem aumentado muito.
BT: Você tem uma média de quantos livros foram lançados?
Michelle: 3 livros, sendo 2 de crianças.
BT: Quais autores da comunidade você pode citar que participaram?
Michelle: Monica Septimio, Michelle de Paula, Renata Costa, Rossane Correia.
BT: Por que eventos como esse devem ser incentivados?
Michelle: Além de incentivar a leitura, traz um reforço muito grande na área da educação, pois sem EDUCAÇÃO não somos nada. O ler e brincar com o livro na infância é super importante. E na ExpoLib os pais conseguem ver e entender à leitura e a educação de uma forma bem mais leve e com uma importância grandiosa. Sem contar que os pais entendem que mesmo eles não tendo uma escolaridade ou ter lido na infância, é possível sim ter um filho leitor e a manter o português.
BT: Em sua visão, de qual maneira a ExpoLib contribui com o crescimento/união da comunidade?
Michelle: Abrindo novos caminhos e facilitando a manutenção do português como língua de herança em casa, descobrindo novas formas de incentivar a leitura e trazendo novas ideias e conhecimento para quem escreve.