Publicado em 12/06/2023 as 10:00am
Padre preso por pedofilia na Flórida continua em atividade no Brasil
O padre se declarou culpado em janeiro de 2003 durante uma audiência em um tribunal federal.
Um padre católico foi condenado a quatro anos e três meses de prisão em abril de 2003 por usar a Internet para tentar atrair um adolescente para um encontro sexual. O condenado era o brasileiro Elias Francisco Guimarães, que foi preso ao chegar a uma praia no dia 9 de setembro de 2002 se encontrar com o garoto.
O problema é que o adolescente era um detetive que se fez passar por um garoto de 14 anos. Os dois se comunicaram online por cerca de duas semanas antes de marcar o encontro.
Guimarães se declarou culpado em janeiro de 2003 durante uma audiência em um tribunal federal.
Na época, falando por meio de um intérprete de português, o padre disse que havia planos de "tocar um no outro ou talvez se masturbar e talvez também fazer sexo oral".
"Reconheço que sou culpado e sinto muito por isso", disse ele.
Mas nesta semana, um livro chamado “Pedofilia na Igreja” chamou a atenção, pois de acordo com os escritores, os jornalistas Fábio Gusmão e Giampaolo Morgado Braga, o padre Elias cumpriu a pena e voltou para o Brasil e segue atuado na igreja católica. “Um padre preso, réu confesso, que cumpriu pena por tentar contato sexual com um menor de idade foi mantido como sacerdote e aceito numa diocese do maior país católico do mundo, onde celebrava missas normalmente, pelo menos até o fim de 2022”, escreveram os autores.
Através das redes sociais, em 18 de junho de 2020, a Pastoral Vocacional da Diocese de Itapeva, em São Paulo, contou a história do padre que foi ordenado em 1993. “Padre Elias administrou por seis anos o Território Missionário de Taquarivaí, hoje Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, posteriormente exerceu a função de capelão da Santa Casa de Itapeva e atualmente auxilia na Paróquia São Roque também na cidade de Itapeva”, dizia o texto junto com uma foto do padre que aparece com mais cabelo e um corte diferente do que usava nos Estados Unidos.
No final de 2022, outra postagem da mesma pastoral comemorava o aniversário do padre Elias e dezenas de fiéis deram os parabéns, pedindo que Deus o abençoasse. O livro deixa um questionamento para que os leitores decidam se é certo a igreja católica manter um padre que foi condenado por tentar fazer sexo com um menor de idade.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225
DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.
ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluindo livros.
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu e-mail através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.