Publicado em 12/06/2023 as 9:00am
Califórnia investiga envolvimento de DeSantis em voo com imigrantes indocumentados que chegou a Sacramento
Da redação Na terça-feira, dia 06, as autoridades da Califórnia relataram que uma...
Da redação
Na terça-feira, dia 06, as autoridades da Califórnia relataram que uma investigação foi aberta para descobrir o envolvimento do governador da Flórida, Ron DeSantis, em um voo que pegou requerentes de asilo na fronteira do Texas com o México e os levou - aparentemente sem o conhecimento deles - para a Sacramento, capital do estado.
Isso gerou uma movimentação grande entre grupos que lutaram para encontrar moradia e comida para todos.
De acordo com as informações do Procurador-geral da Califórnia, Rob Bonta, cerca de 20 pessoas com idades entre 21 e 30 anos chegaram, em um jato particular, a Sacramento na segunda-feira, dia 05.
Este foi o segundo voo desse tipo em quatro dias.
O prefeito de Sacramento, Darrell Steinberg, e grupos religiosos ajudaram os imigrantes.
Enquanto isso, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, criticou DeSantis chamando-o de um “homem pequeno e patético” e sugeriu que o estado poderia prosseguir com as acusações de sequestro.
DeSantis e outros funcionários do estado da Flórida ficaram calados, como inicialmente no ano passado, quando levaram 49 imigrantes venezuelanos para a Martha's Vineyard, em Massachusetts, atraindo-os para jatos particulares de um abrigo em San Antonio, Texas.
DeSantis, que busca a indicação republicana para concorrer à presidência dos Estados Unidos, tem sido um crítico feroz da política federal de imigração do presidente Joe Biden e divulgou fortemente o papel da Flórida em casos anteriores em que migrantes foram transportados para estados liderados pelos democratas.
Ele fez do programa de realocação de imigrantes uma de suas principais prioridades políticas, usando o processo legislativo estadual para direcionar milhões de dólares para ele agir nesta área.
A Vertol Systems Co., que foi paga pela Flórida para transportar imigrantes para Martha's Vineyard, parece estar por trás dos voos para Sacramento, de acordo com Bonta. “Os migrantes carregavam um documento oficial do estado da Flórida, afirmou.