Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 16/06/2023 as 6:00pm

Esportistas que inspiram

Elenida Almeida, Rubia Silva e Rodrigo Souza são pessoas comuns que têm uma intensa rotina de trabalho, mas que driblam o tempo para se dedicar ao esporte. Vamos conhecer um pouco da rotina deles nesta matéria

“Eu sou a minha inspiração, pratico esporte para me sentir bem porque quando estou bem, as pessoas que estão ao meu redor ficam bem também. Me arrependo do tempo que perdi não cuidando de mim mesma, não sendo feliz.  Por muito tempo fiquei à margem,  prestando atenção na felicidade dos outros…” Diz Elenilda.

Quem vê o sorriso fácil de Elenilda nas redes sociais não imagina que ela já esteve mergulhada em uma depressão profunda. Sozinha, parecia impossível sair daquele poço, por isso buscou ajuda com profissionais. Reuniu forças para se reerguer e saiu pedalando na neve. Há 8 anos que ela pedala, já completou duas mil milhas de pedal, e está treinando para alcançar a meta de duas mil e quinhentas milhas, em quilometragem isso representa quatro mil e vinte e três km.

O verão está chegando, e com ele vem a inspiração para a prática de esportes ao ar livre. E pedalar é uma atividade bem atrativa. Para fazer este convite mais de perto, nós entrevistamos três pessoas para compartilharem suas experiências com o esporte. Duas brasileiras que estão desbravando o estado de Massachusetts no pedal: Elenilda @pedalaboston, Rúbia Silva  e o triatleta Rodrigo Souza.

ELENILDA ALMEIDA: @pedala_Boston, é mineira de Engenheiro Caldas, vive nos Estados Unidos há 17 anos, é casada com José Marcelo, tem dois filhos, trabalha como house cleaner todos os dias, mas sempre reserva um tempo para fazer seus passeios ciclísticos. Há oito anos Elenilda começou a pedalar de maneira despretenciosa, porém, adquiriu o gosto pelo pedal. Aos poucos foi aumentando a milhagem e hoje pratica o esporte como hobby. Elenilda faz duas modalidades, o mountain Bike que é um passeio por trilhas e o speed bike, o percurso pelo asfalto com maior velocidade.

A atleta nos conta que, quando começa a pedalar existe uma magia envolvente que não a deixa mais parar. Certa vez ela foi fazer uma trilha em uma floresta fechada, perdeu a noção do tempo e foi pedalando, porém a bateria do celular acabou e ela ficou sem  sinal do  GPS. Viu-se perdida na trilha, e com certeza essa foi a pior situação pela qual já passou. O sufoco serviu de experiência porque a partir desse dia ela não sai sem o carregador portátil do celular, e sempre compartilha com a família a localização de onde está, além disso,  não adentra em uma mata quando o sol está se pondo.

Elenilda já levou algumas quedas, sofreu escoriações, por isso tem propriedade para orientar os iniciantes.  A ciclista tornou-se uma influencer e tem tocado a vida de muita gente, inclusive a minha que sou jornalista. Ela me inspirou na prática do esporte desde que fiz a primeira entrevista com ela, em novembro de 2021. Um ano e sete meses depois comprei a minha bike e tive a oportunidade de fazer uma trilha sob as orientações da atleta. Os cuidados são muitos, adverte: “Não basta ir ao supermercado comprar uma bicicleta e sair pedalando sem rumo”. É importante ter algumas orientações para evitar transtornos, inclusive graves acidentes.

Primeiro é preciso saber os seus objetivos e metas, para depois comprar a bicicleta ideal. É importante adquirir os equipamentos de segurança, como capacete para o ciclista e sinalizadores para a bike. Existem roupas próprias que são mais confortáveis. Além desses detalhes técnicos, Elenilda adverte sobre  a importância de se conhecer a sinalização para enfrentar o trânsito: “O mais importante é a pessoa ter a consciência de que está em um caminho onde tem várias pessoas, uns de carro, outros de bike, alguns  de patins, outros de skate, patinete e caminhando. São muitas pessoas circulando no mesmo espaço. Tem que ter consciência que o caminho que você está atravessando não é só seu”.

Ou seja, o ciclista precisa saber se portar na trilha, deve sinalizar como se fosse um carro, ele precisa mostrar para as pessoas o que vai fazer no trânsito, para evitar acidentes.

Elenilda é uma mulher forte e determinada, tem paixão pelo que faz, acorda cedo, seus treinos começam às 4h ou 5h da manhã: “Pude perceber o quanto melhorei, o quão forte sou, o quanto o pedal se tornou algo de especial para mim. Já perdi as contas de quantos pedais já fiz desde então. Preciso parar para calcular o número de cidades que já conheci em Massachusetts. Já pedalei em outros estados como: Connecticut e New Hampshire. E até mesmo em outros países: Cancun no  México e Brasil”.

Elenilda deixa um recado amigável: “Abra o olho porque o verão acaba rápido. Ele passa e você não faz nada, se dê o carinho que você merece, o esporte é vida!”

RUBIA SILVA: @ rubia_pzy, é de Viadutos, Rio Grande do Sul, e mora nos EUA há 25 anos. É casada com Amarildo Silva, e é mãe de Matheus 16, Vinícius 15, Valentina 13 e Davi 10. Os meninos jogam football americano e a menina faz cheerleading (animação de torcida, um esporte muito popular nos EUA). Rubia é dona de casa e assistente administrativa da empresa de construção e pintura do marido: S&P Home improvement.inc.  “Sempre gostei de pedalar quando meus filhos eram menores. Andava de bike com eles, passei a pedalar há 2 anos, inspirada na Drika Messaggi”.

A  rotina de trabalho da Rúbia é bem intensa, além dos afazeres domésticos que são intermináveis, precisa dar  atenção aos quatro filhos, acompanhando-os nas atividades escolares e desportivas. Apesar de tantos afazeres, ela ajusta um tempo para pedalar: “Meu dia começa às 5:00h da manhã todos dos dias, tenho 4 filhos  enquanto eles saem para ir para a escola eu adianto meus afazeres em casa, ando com  o Blu, um  dog  da raça Husky Siberian. Deixo o meu filho menor na escola às 9:00am, faço as tarefas do dia a dia, como mercado, banco e auxílio  meu marido na parte burocrática da companhia dele. E logo saio  para pedalar. Gosto de pedalar todos os dias, porém tem dias que estou muito ocupada aí não consigo ir, mas o  pedal para mim é uma terapia”.

Rúbia nos conta que já conheceu inúmeras  cidades pedalando em Massachusetts, ela não saberia precisar o número porque são tantas. Sobre a modalidade esportiva ela esclarece: “pratico speed que é  pedalar na rua, quando vou passear no Brasil pratico mountain Bike, em Minas Gerais. Praticamente não faço trilhas, só rua mesmo que amo de paixão”. Seu recorde foi de 186 milhas, ou seja, 300 Km, no total de 17h30min horas e pedalando 13h 36 min.

Rubia deixa uma dica para quem deseja começar a praticar um esporte: “Comece hoje! Seja qualquer esporte, apenas comece e veja qual se identifica mais com você!  A chave do sucesso é acreditar que tudo vai dar certo,  a determinação de hoje é o sucesso de amanhã”.

Acompanhe Rúbia nas redes sociais: Instagram rubia_pzy

Strava:  rubia pzy (O Strava é um aplicativo para esportistas, ele é bem interessante registra todo o histórico e o rendimento do atleta).

RODRIGO SOUZA: @rodriguinhorio, é carioca da gema, vive nos Estados Unidos há 22 anos. Empresário, dono do restaurante “Comeketo Brazilian Steakhouse”. Ele tem uma dura jornada de trabalho, mas vence as dificuldades e arruma um tempo para a prática esportiva. No Brasil era adepto da paixão nacional, jogava futebol amador. Nos Estados Unidos, serviu o exército por três anos, foi lá que desenvolveu o gosto pela corrida. Hoje o Rodrigo é um triatleta, pratica triathlon. Persistência e resiliência são as palavras que o definem.

Rodrigo nos conta que sempre gostou de desafios, por isso pratica uma das modalidades esportivas mais difíceis do mundo porque reúne três modalidades diferentes em uma única competição: Natação, ciclismo e corrida. Embora pratique o esporte como hobby, Rodrigo já recebeu a medalha de atleta “Ironman”, o homem de ferro, uma tradicional competição que existe nos Estados Unidos. São 2,4 milhas nadando, 112 milhas pedalando e 26,2 milhas correndo. Tem que ter muito fôlego.

Perguntamos ao Rodrigo sobre quem o inspirou para a prática esportiva, ele nos conta que duas pessoas serviram de inspiração, o seu primo Cleber e o ultramaratonista americano David Goggins, classificado como o homem mais resistente do mundo, tanto físico como mentalmente.

Para Rodrigo a prática esportiva significa o pagamento de uma parcela para comprar mais vida, e vida com qualidade nos anos que estão por vir. O atleta faz questão de ressaltar que não é um profissional do esporte, mas o que ele faz é pensando na qualidade de vida, tanto física quanto mental.  Ele está entusiasmado, treinando para participar das próximas provas do “Ironmen” em 9 de julho será  em Nova York e em novembro haverá outra prova mais densa.

Um recado para quem quer praticar esportes, é começar! Que seja por uma caminhada no fundo do quintal, a pessoa precisa dar o primeiro passo, fala enfático. “Você tem habilidades dentro de você e com força de vontade e determinação é possível alcançar as suas metas.” Para Rodrigo a chave do sucesso é a persistência de mãos dadas com  a resiliência.

O verão está chegando, o sol nos oferece vitamina D gratuitamente. O desafio está proposto: vamos deixar o sofá e sair de casa! Seja para caminhar, pedalar, nadar ou correr, só não vale ficar reclamando dentro de casa, porque o verão vai embora rapidinho.

Elenilda, Rúbia e Rodrigo já nos ensinaram como se deve fazer. 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624  e Somerville (617) 591-9888.

ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluindo livros.

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu e-mail através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

 

Top News