Publicado em 23/06/2023 as 1:00pm
Várias autoridades se reúnem em Nashua (NH) e defendem carteira de motorista para indocumentados
No dia 14, aconteceu uma reunião no terceiro piso da Prefeitura de Nashua (New Hampshire) que...
No dia 14, aconteceu uma reunião no terceiro piso da Prefeitura de Nashua (New Hampshire) que reuniu vários ativistas brasileiros, o prefeito da cidade, Jim Donchess, autoridades locais e o Embaixador do Brasil em Boston (Massachusetts), Santiago Mourão.
Também participaram da reunião, a Prefeita de Manchester Joyce Craig, o Assistente da Prefeita Marina Vaz, Chefe da Suprema Corte, Gordon MacDonald, a Assistant Commissioner, Eddy Edwards, os chefes de polícia Joe Hoebecke, de Hollis, Brian Levesque, Merrimack, Tad Dione, Hudson, Capitão David Cayot, as deputadas Laura Telerski e Rep Latha Mangiapudhi, a senadora Cindy Rosenwald.
O advogado e ativista Bruno D´Britto, presidente do New Hampshire Brazilian Council e organizador do evento, disse que um dos assuntos principais foi “o que pode ser feito para melhor servir melhor a comunidade”, enfatizando o trabalho já realizado na comunidade brasileira de NH e como os laços com os chefes de estado continuam se fortalecendo. “Cada pessoa compartilhou o trabalho que vem fazendo para a comunidade e como a diversidade é importante para nosso estado”.
Alguns dos tópicos abordados foram a possível carteira de motorista para indocumentados em NH, serviços consulares e assistência aos imigrantes. Os esforços para liberar este documento a quem se encontra em status ilegal de imigração pararam várias vezes na State House nos últimos anos. O principal argumento da oposição é que isso tornaria mais fácil para as pessoas obterem outros benefícios públicos ilegalmente.
Mas em uma recente reunião da comunidade, vários funcionários públicos de alto nível expressaram apoio à expansão do acesso a formas válidas de identificação para ajudar os imigrantes locais a dirigir, frequentar a escola ou ter empregos legais com mais facilidade.
De acordo com dados já divulgados pelo New Hampshire Brazilian Council existem cerca de 10.000 imigrantes indocumentados no estado.
Os prefeitos das duas maiores cidades de New Hampshire e vários chefes de polícia locais enfatizaram essas preocupações e disseram que apoiam os esforços para expandir o acesso a formas válidas de identificação para imigrantes indocumentados.
Tanto o prefeito Jim quanto a prefeita Joyce deixaram claro que os imigrantes precisam ter condições de chegar ao seu trabalho e para isso precisam dirigir sem se preocupar com a falta de documento.
Da mesma maneira pensa o Chefe de polícia de Hollis, Joseph Hoebeke. Ele afirmou que permitir o acesso de imigrantes indocumentados a essa forma de identificação pode trazer benefícios mais amplos, além de garantir que mais motoristas recebessem treinamento adequado em regras de trânsito, registrassem e inspecionassem seus veículos e obtivessem seguro - levando a estradas mais seguras para todos.
O chefe da polícia de Hudson, Tad Dione, disse que espera que qualquer pessoa - independentemente de ter uma carteira de motorista válida - se sinta à vontade para chamar a polícia em caso de emergência. Mas ele também concordou que essa forma de identificação poderia ajudar a aliviar o medo de alguns imigrantes indocumentados quando entram em contato com as autoridades.
O chefe de polícia de Merrimack, Brian Levesque, destacou a colaboração e parceria que alguns departamentos de polícia locais vêm trabalhando para construir com o NH Brazilian Council, outras organizações e ativistas que defendem os imigrantes locais.
O Embaixador do Brasil em Boston, Santiago Mourão, também enfatizou as pressões que as pessoas estão enfrentando para poder dirigir. Ele apontou para uma lei que entrará em vigor em breve em Massachusetts, que permitirá que pessoas indocumentadas solicitem uma carteira de motorista a partir de 1º de julho. “Ter uma carteira de motorista é uma virada de jogo”, disse ele. “Por um lado, dá-nos segurança nas estradas, mas com ela também as pessoas podem sentir que estão mais enraizadas na sociedade”, afirmou.
SEGUNDA REUNIÃO
D´Britto disse que houve uma segunda reunião, desta vez envolvendo membros do Consulado e líderes da comunidade brasileira em NH. “Nesta, a conversa foi como o Consulado poderia melhor servir a comunidade de NH”, disse ele.
De acordo com ele, esta reunião foi bastante produtiva e diálogo aberto mostrou algumas possibilidades que podem ajudar a tornar a vida dos brasileiros maios fácil.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225
DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.
ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluindo livros.
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu e-mail através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.