Publicado em 2/07/2023 as 2:00pm
Homem condenado por mandar matar namorado da filha em Minas Gerais é deportado de Massachusetts
Da redação No dia 23, as autoridades de imigração dos Estados Unidos enviaram ao Brasil...
Da redação
No dia 23, as autoridades de imigração dos Estados Unidos enviaram ao Brasil mais um avião fretado com brasileiros deportados. Entre eles estava um criminoso procurado pela justiça de Minas Gerais. De acordo com as informações, Jaconias Rosa Ferreira, 59 anos, foi entregue à polícia brasileira e encaminhado ao sistema prisional mineiro.
Jacó, como ele é mais conhecido, tinha sido preso na cidade de Worcester (Massachusetts) através de uma ação conjunta entre a Polícia Federal do Brasil, Polícia de Minas Gerais e o Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês). Agora, ele vai cumprir a pena por homicídio qualificado após ser condenado a 15 anos de prisão pela justiça de Açucena.
De acordo com as informações, ele foi condenado por ser o mandante da morte do namorado de sua filha, Álisson Ramos de Lima, em 2016. Ele está preso, desde o dia 26, no Presídio Nelson Hungria, em Contagem.
A vítima foi morta por Vanderlei Campos de Pinho, que teria recebido uma motocicleta como pagamento pelo crime.
Na época do homicídio, Jaconias, já morava nos Estados Unidos e o motivo do crime teria sido o fato de Alisson ter tido um caso amoroso e engravidado a filha do condenado. A denúncia relatou que antes de ser assassinato, a vítima recebeu, por telefone, várias ameaças de morte.
Os investigadores chegaram ao mandante após prender Vanderlei em um hotel. Ele apontou Jacó como o mandante do assassinato e com a confissão do matador, Jacó foi julgado e sentenciado.