Publicado em 15/07/2023 as 2:00pm
Cerca de 17 mil imigrantes esperam para atravessar a fronteira até a Califórnia
Da redação Cerca de 17.000 migrantes estão esperando no norte da Baja California por uma...
Da redação
Cerca de 17.000 migrantes estão esperando no norte da Baja California por uma oportunidade de cruzar a fronteira para os Estados Unidos, de acordo com o Instituto Nacional de Migração do México. De acordo com a agência a maioria está em Tijuana, mas há um pequeno grupo em Mexicali.
“Eles estão presos aqui, em abrigos, hotéis e casas particulares”, disse David Pérez Tejada Padilla, chefe do Migration Institute em Baja California. “É difícil chegar a um número exato porque os números mudam diariamente.”
Ele estima que cerca de 8.000 imigrantes chegam a Tijuana todos os meses para iniciar o processo de pedido de asilo por meio do aplicativo CBP One, que permite que os candidatos marquem entrevistas que acontecem nos portos de entrada com funcionários da agência de imigração dos EUA.
Eles determinam se um migrante tem um caso válido para iniciar o processo de asilo no tribunal.
“Estamos vendo pessoas chegarem a Tijuana vindas de 46 países diferentes, especialmente do continente africano”, disse Pérez Tejada. “E a maioria desses imigrantes não tem recursos para voar até a cidade. Eles aparecem diariamente de ônibus”, explicou.
Perez Tejada também disse que 15% dos imigrantes que chegam de avião são do Uzbequistão, Curdistão e Tadjiquistão.
O diretor do Escritório de Assuntos de Migrantes de Tijuana disse que os imigrantes estão tendo que esperar até 90 dias para garantir uma consulta por meio do aplicativo CBP One. Ele disse que até agora, 49.000 imigrantes conseguiram cruzar a fronteira na área de San Diego-Tijuana desde o início do ano para fazer entrevistas.
Antes do final do Título 42, em 11 de maio, os imigrantes estavam chegando à fronteira em grande número na esperança de serem apanhados pelos agentes da Patrulha de Fronteira para ter uma chance de iniciar seu processo de asilo.
Mas agora que o Título 42 terminou, o governo Biden está permitindo que os imigrantes cruzem a fronteira legalmente se marcarem uma entrevista por meio do aplicativo CBP One.
Sem agendamento, aqueles que forem detidos entre os portos de entrada podem ser devolvidos ao México ou a seus países de origem e serão banidos dos EUA por pelo menos cinco anos.
De acordo com funcionários da imigração no México, as novas regras estão fazendo com que a maioria dos imigrantes espere pelo processo ao sul da fronteira.