Publicado em 24/07/2023 as 3:00pm
Brasileiro é detido no Aeroporto Internacional de Miami após fazer “falsa ameaça de bomba”
Ele viajava no voo 929 da American Airlines com destino ao Brasil quando surgiu uma discussão entre ele e um agente de embarque da companhia de aviação.
Um brasileiro foi preso após fazer uma falsa ameaça de bomba no Aeroporto Internacional de Miami, na Flórida. As autoridades informaram que Rodrigo Prado Bernardi Martins, um passageiro de 44 anos, foi levado sob custódia na noite do dia 18 após um incidente no Portão D-28.
Ele viajava no voo 929 da American Airlines com destino ao Brasil quando surgiu uma discussão entre ele e um agente de embarque da companhia de aviação.
Testemunhas relataram que o agente do portão disse a Martins que ele precisava despachar a bagagem de mão devido à falta de espaço disponível na cabine. Houve uma discussão entre os dois, durante a qual Martins solicitou um cadeado para proteger sua bagagem. O agente esclareceu que os cadeados não seriam fornecidos e reiterou a exigência de verificar todos os itens de bagagem de mão. Foi nesta altura que Martins teria dito ao agente que tinha uma bomba na bagagem de mão.
Temendo a ameaça potencial, o agente do portão imediatamente chamou a polícia, levando à detenção imediata do brasileiro.
Protocolos de ameaça de bomba foram posteriormente implementados para garantir a segurança de todos os indivíduos envolvidos.
Após a prisão, foi realizada uma entrevista com Martins, na estação do aeroporto, com o auxílio de um oficial do Departamento de Proteção de Fronteiras (CBP, sigla em inglês) que prestava serviços de tradução para o português.
Martins foi informado sobre os seus direitos de Miranda e optou por renunciá-los e passou a explicar que havia comunicado. Ele expolicou que teria dito ao agente, em seu inglês limitado, que não tinha uma bomba em sua bolsa.
Martins expressou incerteza quanto ao fraseado preciso devido à barreira do idioma. No entanto, ele foi informado de sua prisão e foi indiciado por acusações relacionadas a falsa ameaça de bomba e confusão durante a briga com o porteiro, de acordo com o WSVN 7 News.
Mas o jornal O Globo relatou que a filha de Martins, Isabella Martins, afirmou que o pai já está no Brasil. Ela explicou que o inglês precário do brasileiro foi o que causou o desentendimento com o funcionário da companhia aérea. “Com ajuda de um tradutor, a situação foi esclarecida e ele liberado”, disse. “Foi uma mal-entendido devido à barreira linguística. Ele não disse que havia uma bomba. Ele já está solto, no Brasil, com a família em saúde e segurança”, continuou.
Em nota, os advogados de Rodrigo Martins afirmam que "a barreira linguística existente entre a funcionária da American Airlines e o passageiro, ademais da intransigência daquela em impedir que a bagagem de mão de Rodrigo o acompanhasse na cabine, levou a certa exaltação recíproca de ânimos". De acordo com os advogados Antonio Cesar Mateos e Jorge Gannoum, Rodrigo afirmou que aquilo tudo era "um absurdo" porque, afinal, "ele não levava qualquer bomba em sua bagagem".
A defesa afirma que a atendente, de maneira irresponsável, disse ter ouvido o passageiro afirmar que "levava bomba em sua bagagem", o que acarretou a detenção. Ele foi levada à presença de uma juíza, que o concedeu a liberdade sem arbitrar fiança.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225
DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.
ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluindo livros.
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu e-mail através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.