Publicado em 26/07/2023 as 2:00pm
Prefeita Michelle Wu destaca apoio a ex-imigrante indocumentado para vereador em Boston
Henry Santana, ativista político bastante elogiado conseguiu um endosso da prefeita de Boston...
Henry Santana, ativista político bastante elogiado conseguiu um endosso da prefeita de Boston (Massachusetts), Michelle Wu. Ele era impedido de votar nas eleições anteriores devido ao status de imigração.
Santana, 27, deixou a República Dominicana quando ainda era criança e tornou-se cidadão dos estados Unidos aos 17 anos, mas não tinha a documentação para provar sua cidadania até o ano passado.
Uma reportagem feita pelo Boston Herald disse que ele se registrou para votar este ano em Massachusetts e planeja lançar sua candidatura, em 12 de setembro, para uma vaga na Câmara Municipal.
“Como tantos imigrantes, tive dificuldades para conseguir o direito de voto”, disse ele. “Minha papelada foi perdida na República Dominicana e tive que recorrer a um advogado para resolver a situação. Foi um processo complicado e caro, mas valerá a pena finalmente ter a oportunidade de votar nas importantes eleições municipais deste ano”, destacou.
Santana é um dos oito candidatos que disputam quatro cadeiras gerais na Câmara Municipal. Três titulares estão concorrendo à reeleição, mas uma vaga foi aberta este mês quando o vereador Michael Flaherty optou por desistir da disputa.
A decisão de Flaherty também eliminou a necessidade de uma eleição preliminar na corrida geral. Todos os oito candidatos aparecerão na cédula de novembro.
O histórico de Santana sobre os problemas enfrentados para votar surgem em meio à forte demonstração de apoio que ele recebeu de políticos locais e estaduais.
Sua lista de endossos inclui três senadores estaduais, dois Deputados Estaduais e três vereadores, incluindo Ruthzee Louijeune.
Na semana passada, a prefeita Michelle Wu endossou formalmente Santana, que trabalhou como diretor de organização cívica por mais de um ano.
Em uma declaração feita na segunda-feira, dia 24, Wu disse que estava ciente do histórico de votação de Santana quando decidiu endossá-lo. A prefeita acrescentou que está “orgulhosa de o estar apoiando” em sua candidatura a vereador. “A história de Henry é familiar para tantos moradores de Boston”, disse ela. “Ele cresceu em uma família de imigrantes que vivia em moradias públicas em Mission Hill e trabalhou duro para navegar em sistemas complexos para sustentar sua família, enquanto se envolvia com a política e o serviço público antes mesmo de poder votar”, destacou.
Wu disse que Santana a manteve atualizado sobre as muitas etapas complexas para ele obter sua documentação de cidadania, e sabe que isso deu a ele ainda mais dedicação e determinação em seu papel de diretor de engajamento cívico para a cidade.
“Estou tão animada que ele finalmente poderá votar nas eleições deste outono”, disse Wu. “Ao crescer, vi meus próprios pais imigrantes se tornarem cidadãos naturalizados por meio desse processo intensivo que dura vários anos e ainda vejo a reverência e o orgulho que eles têm pelo direito de votar neste país”, destacou a prefeita.
Santana disse que se tornou cidadão automaticamente aos 17 anos, devido a uma lei federal que estabelece que crianças podem adquirir a cidadania se pelo menos um dos pais se naturalizar antes de completarem 18 anos.
Ele disse que não conseguiu obter a documentação adequada até o ano passado e não foi registrado para votar na maior parte do tempo em que trabalhou como diretor de organização cívica da cidade de Boston - uma função que normalmente se concentra em envolver as pessoas na comunidade por meio do voto.
Seu status de registro de eleitor agora está ativo e ele está listado como um democrata que mora em Dorchester. “Sempre foi uma barreira saber que não podia votar”, disse Santana. “Consegui realmente encontrar maneiras diferentes de me envolver civicamente sem realmente poder votar”, continuou.
Ele acrescentou: “Isso é algo que eu realmente quero ter certeza de que as pessoas, independentemente do status de imigração aqui na cidade de Boston, possam se envolver. Você ainda pode ter um impacto em sua comunidade, mesmo não podendo votar”.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
BRZ Insurance- A corretora de seguros #1 dos Brasileiros na Nova Inglaterra. Aceitamos carteira do Brasil e de outros estados. Trabalhamos com todos os seguros: Seguro de casa, Carro, Moto, Barco, e Jet Ski, Caminhões, General Liability e Workers Compensation. Entre em contato conosco via WhatsApp ou visite a localidade mais próximo de você em Malden ou Famingham: www.brzinsurance.com ou WhatsApp: (508) 603-6777 ou Phone: (508) 603-6777 ou Email: info@brzinsurance.com
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.
CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu e-mail através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.
Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170 ou Elizandra: (857) 800-4159.