Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 27/07/2023 as 7:00pm

Senador diz que administração Biden quer manter parceria do ICE com centro de detenção em NJ

O legislador disse na segunda-feira, dia 24, que o governo federal “está tomando a decisão errada de apoiar a manutenção de centros de detenção privados quando eles não atendem aos altos padrões do governo federal”.


O centro de detenção de Elizabeth, no centro de uma luta legal, tem um histórico horrível ao longo do tempo, disse o senador Menendez

O senador dos Estados Unidos, Bob Menendez, condenou a decisão do governo Biden de se aliar a uma empresa que dirige um centro de detenção privado na luta legal contra uma lei estadual que proíbe contratos de detenção de imigrantes.

O legislador disse na segunda-feira, dia 24, que o governo federal “está tomando a decisão errada de apoiar a manutenção de centros de detenção privados quando eles não atendem aos altos padrões do governo federal”.

Menendez, um dos maiores críticos democratas das políticas de imigração do presidente Biden, há muito levanta preocupações sobre a prisão de Elizabeth, que está no centro do processo. Na década de 1990, os detidos se revoltaram contra as condições desumanas e os abusos que sofreram nas mãos dos guardas.

“Acho que essas instalações de detenção privadas estão fundamentalmente erradas. Eu não acho que eles mantenham altos padrões. Quando detemos alguém pelo poder do governo federal, também somos responsáveis ​​por esse ser humano e o centro de detenção em Elizabeth tem um histórico horrível ao longo do tempo”, disse Menendez.

A CoreCivic, que administra as instalações de Elizabeth, está contestando a lei estadual de 2021 que proíbe entidades públicas e privadas de fechar contratos com o Departamento Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) para deter imigrantes. A empresa argumenta que a lei é inconstitucional e está pedindo a um juiz que impeça o estado de aplicá-la.

Em um processo legal na semana passada, o Departamento de Justiça dos EUA concordou com o CoreCivic e argumentou que fechar o centro em Elizabeth seria “catastrófico” para a fiscalização da imigração.

O Centro de Detenção de Elizabeth é a última instalação do ICE em operação no estado. Nos dias anteriores ao governador Phil Murphy assinar a lei de 2021, o CoreCivic renovou seu contrato com o ICE até 31 de agosto de 2023. Se o juiz que supervisiona o caso não impedir que New Jersey aplique essa lei, o CoreCivic argumentou no tribunal, então não pode renovar sua parceria com a agência de imigração.

O filho de Menendez, o deputado Rob Menendez (D-08), emitiu um comunicado na semana passada pedindo o fechamento permanente da instalação, dizendo que é ela “gravemente incompatível com os valores e desejos de nossas comunidades”.

“Estou profundamente preocupado com as condições desumanas e casos de negligência e abuso contra imigrantes nesta instalação. Como país, não podemos aceitar um sistema de imigração que não corresponda aos nossos valores americanos”, disse o deputado.

Antes da lei de 2021, três condados de New Jersey - Essex, Bergen e Hudson - mantinham contratos com o ICE para deter imigrantes em suas prisões do condado, os quais foram criticados na época pelos senadores Menendez e Cory Booker. Todos os três condados anunciaram em 2021 que não abrigariam mais imigrantes detidos.

Menendez e Booker posteriormente escreveram uma carta aos funcionários do ICE pedindo às autoridades que libertassem alguns detidos em vez de transferi-los para instalações fora do estado, onde estariam longe de advogados e de suas famílias.

Top News