Publicado em 29/07/2023 as 1:00pm
Espaço Mulher Brasileira promove evento em Boston (MA) sobre violência doméstica
Da redação O Empoderadas é um programa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e...
Da redação
O Empoderadas é um programa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro voltado ao combate à violência contra as mulheres e que busca conscientizar sobre direitos, leis de proteção, situações de risco e técnicas de defesa pessoal.
A coordenadora do programa é a lutadora de jiu-jitsu e MMA, Erica Paes, esteve em Massachusetts para receber o prêmio internacional Troféu Destaque 2023 em reconhecimento pelo seu trabalho realizado com cerca de sete mil mulheres ao longo de 2022.
A cerimônia foi realizada pela Worcester Brazilian Association (WBA) no dia 22, no Worcester Historic Museum.
Além disso, ela também foi convidada pelo Consulado-geral do Brasil em Boston a participar de dois eventos sobre empoderamento feminino, os quais foram realizados nos dias 24 e 26.
Durante estes eventos, Erica realizou palestras e falou sobre a importância do projeto na vida de milhares de mulheres. “As vítimas de violência doméstica não se resumem apenas a agressões físicas. Existem aquelas que sofrem agressões verbais, psicológicas, patrimoniais, sexuais, entre outras. O nosso projeto surgiu diante da preocupação com a vulnerabilidade que as mulheres são expostas no dia a dia”, explicou.
De acordo com ela, também é importante que todas saibam se defender e saber entender quando um relacionamento está sendo prejudicial e pode se tornar perigoso para a sua vida. “O nosso projeto também oferece aulas de defesa pessoal e preparamos as mulheres para saber evitar até mesmo um tapa”, explicou. “Mas o importante é a parte preventiva, pois se ela tomar conhecimento do que está acontecendo, pode se livrar de um provável agressor antes que tudo acabe em violência física e até morte”, destacou.
O evento no consulado, o evento aconteceu no Espaço Mulher Brasileira e contou com a participação de várias brasileiras, entre elas a empresária Chay Locatelli. “A violência doméstica não atinge apenas a mulher. Ela afeta os filhos. Por isso é importante ter um projeto que proteja as vítimas diretas, mas que também acolha as indiretas, neste caso as crianças”, explicou.
A Embaixatriz Solange Fonseca acrescentou que as brasileiras sofrem mais ainda, pois pelo fato de serem imigrantes sentem medo de denunciar uma agressão e serem deportadas. “Outras teme ficar sozinha em uma terra estranha”, acrescentou. “Por isso é muito importante que elas obtenham informação. Informação transforma a vida de uma pessoa”, destacou. “Quando você for vítima de um crime de violência doméstica, não tenha medo de denunciar”, finalizou.
Além dos eventos desta semana, o Consulado convidou Erica e o projeto Empoderadas para participar de uma série de atividades entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro, quando vai acontecer a campanha mundial “Dezesseis Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, promovido pela ONU.
Além disso, Erica destacou que será aberta uma filial do programa em solo norte-americano para atender as imigrantes brasileiras e latinas. “O Programa Empoderadas está realizando esse trabalho em parceria com a Worcester Brazilian Association para mostrar que existem ferramentas de prevenção e para que as leis sejam garantidas para essas mulheres”, disse.