Publicado em 12/08/2023 as 9:00pm
Três pessoas enfrentam processos legais nos Estados Unidos por envolvimento em uma fraude com criptomoedas
Da redação A Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities (CFTC) iniciou...
Da redação
A Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities (CFTC) iniciou ações judiciais contra três pessoas e sua organização, Fundsz, alegando que estiveram envolvidas em um esquema enganoso relacionado ao comércio de criptomoedas e metais preciosos. Rene Larralde de Melbourne, Flórida, Juan Pablo Valcarce de West Melbourne, Flórida, Brian Early de Nova Orleans, Louisiana, e Alisha Ann Kingrey de Franklin, Arkansas, juntamente com sua entidade não incorporada Fundsz, estão enfrentando acusações de práticas enganosas para atrair investimentos.
Eles teriam atraído investidores prometendo retornos semanais constantes de 3% através de um suposto "algoritmo proprietário". A CFTC entrou com uma queixa no Tribunal Distrital dos EUA no Distrito Médio da Flórida, alegando que os réus atraíram clientes com a promessa de que um investimento de US$ 2.500 poderia se transformar em US$ 1 milhão em apenas 48 meses, através do comércio de criptomoedas e metais preciosos.
Os acusados também alegaram que a Fundsz era um empreendimento altamente lucrativo e falsamente vincularam a organização a iniciativas de caridade, explorando o interesse dos investidores em contribuir para causas nobres. Segundo a CFTC, os réus conseguiram atrair mais de 14.000 indivíduos, oferecendo retornos semanais fictícios. No entanto, de acordo com a comissão, a Fundsz não estava realmente negociando os fundos dos investidores. Toda a operação parece ter sido construída com base em ganhos fabricados e informações falsas.
A juíza Wendy Berger, do Tribunal Distrital dos EUA, emitiu uma ordem de restrição estatutária unipessoal, congelando os ativos dos réus e designando um administrador temporário. Uma audiência preliminar está agendada para 23 de agosto. A CFTC está buscando medidas para garantir justiça, incluindo restituição para investidores enganados, recuperação de ganhos ilícitos, imposição de penalidades financeiras, proibições de negociação e registro, além de assegurar uma ordem judicial duradoura contra futuras violações.
Anteriormente, a CFTC havia anunciado que uma sentença padrão foi emitida pela juíza Naomi Reice Buchwald, do Tribunal Distrital dos EUA no Distrito Sul de Nova York. Esta decisão resultou em uma ordem judicial duradoura contra Michael Ackerman, um residente de Alliance, Ohio.